Home NotíciasBHCopa América: BH terá reforço de PMs e autoridades fecham cerco para evitar crimes contra crianças

Copa América: BH terá reforço de PMs e autoridades fecham cerco para evitar crimes contra crianças

Cinco anos após receber a Copa do Mundo, Belo Horizonte está prestes a sediar um torneio internacional de seleções: a Copa América. A disputa começa nesta sexta-feira (14), em São Paulo, e no domingo (16) o Mineirão será palco do confronto entre Uruguai e Equador. Com isso, autoridades anunciam reforço do policiamento nas ruas e esforço para evitar crimes contra crianças e adolescentes, que ficam mais vulneráveis com presença de multidões.

Para garantir a segurança dos belo-horizontinos e dos turistas, a Polícia Militar mineira anunciou colocar 1,1 mil policiais nas ruas da capital. “Esse número atuará no Batalhão Copa. Desse número, 200 vieram do interior para reforçar a equipe. Tomamos os devidos cuidados para não trazer prejuízo ao policiamento nas cidades”, esclareceu o porta-voz da PM, major Flavio Santiago, ao BHAZ.

Leia mais: Galo e América se enfrentam em jogo-treino nesta manhã

BH receberá, ao todo, cinco jogos da Copa América: dia 16 (domingo), 19 (quarta-feira), 22 (um sábado), 24 (uma segunda-feira) deste mês, e 2 de julho. Este último será um confronto semifinal com possibilidade de ter o Brasil em campo, caso classifique em primeiro lugar no seu grupo.

Proteção às crianças e adolescentes

Devido à realização dos jogos em BH, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) encaminhou um conjunto de ações de proteção integral de crianças e adolescentes para os conselhos tutelares, Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e secretarias municipais de Assistência Social de Belo Horizonte e de todos os municípios da região metropolitana.

Leia mais: Comércio permanece fechado em BH, mas abertura total por 4 dias será estudada

A ação faz parte do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil celebrado nesta quarta-feira (12). As orientações estão sendo passadas pois haverá um grande fluxo de pessoas o que possibilita um risco maior de desaparecimento de crianças e adolescentes, incidência de trabalho infantil, exploração sexual e comercial, bem como do uso de álcool e outras drogas.

Para que haja a proteção integral de crianças e adolescentes, a secretaria enfatiza que é necessário promover a articulação das redes locais e de todos os envolvidos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) em Belo Horizonte e na Grande BH. Como sugestões e orientações para que as cidades se preparem da melhor forma possível para a Copa América, a Sedese sugere, entre outras ações, o fortalecimento dos canais de denúncia.

Comandante-geral da PM, coronel Geovane Gomes com o flyer de QR Code, que é uma das novidades da corporação (PMMG/Divulgação)

Flyers em QR Code

Visando a orientação dos turistas, a PM produziu flyers com QR Code. “Ao fazer a leitura do código, as pessoas serão direcionadas para uma página na web onde terão acesso a vídeos que orientam a forma como elas podem solicitar o serviço de emergência, entre outros”, contou.

Os materiais estão disponíveis em português, inglês e espanhol e ficarão em pontos estratégicos, como, por exemplo, hotéis, aeroportos e na rodoviária. Além dos militares nas ruas, a PM atuará usando helicópteros e drones.

O Batalhão Copa, conforme explicou o major, terá uma companhia voltada para os turistas e nela estarão militares bilíngues.

O esquema de segurança conta com a participação da PM, Polícia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal e Secretaria de Segurança Pública.

Cartazes estarão espalhados em pontos estratégicos (PMMG/Divulgação)

Ingressos

Além da partida entre uruguaios e equatorianos, o Mineirão receberá outras seis seleções. O estádio também será palco de uma das semifinais da disputa, no dia 2 de julho, com possibilidade de um jogo do Brasil, caso a seleção avance em primeiro lugar da sua chave.

Se você deseja comparecer em um dos jogos, ainda dá tempo de comprar o ingresso. Os bilhetes podem ser adquiridos no site da competição ou então no ponto físico no Boulevard Shopping – av. dos Andradas, 3.000, loja: 2034/2035, piso 2 – bairro Santa Efigênia), das 10h às 22h.

Tabela dos jogos que serão disputados em Belo Horizonte durante a Copa América (Agência Minas/Divulgação)

Para retirar os ingressos, o titular da compra online deve comparecer ao shopping com o voucher impresso, um documento de identificação com foto e o cartão de crédito usado na transação. Para a meia-entrada, e também as pessoas que têm direito ao ingresso gratuito, é necessário levar, além do voucher, um documento atestando a elegibilidade para obtenção dos ingressos destas categorias.

Com informações da Agência Minas

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política.

Comentários