Projeto resgata jogos de tabuleiro como forma de estímulo para estudantes em BH

YouTube/Reprodução

Um projeto idealizado por um professor de Filosofia de BH tem diminuído a evasão escolar e facilitado o aprendizado de meninas e meninos. O LUDOAPRENDIZ, como foi batizado o trabalho do professor Felipe Gustavo Pinheiro, já recebeu o reconhecimento nacional e agora representa Minas Gerais na final do Educar Para Transformar, do Instituto MRV. A votação segue até esta sexta-feira (14), pelo site.

O projeto foi criado pelo docente da escola estadual Ari da Franca, no bairro Santa Mônica, na Pampulha, a partir da percepção da importância do lúdico para o desenvolvimento dos jovens.

“É um estímulo para o aprendizado, de uma maneira mais leve. Desde o ano passado, em agosto, comecei a levar os jogos de tabuleiro para ajudar na educação dos alunos. É também uma forma de resgate dessa modalidade, em um momento no qual os jogos são cada vez mais digitais”, conta.

O objetivo agora é ampliar o LUDOAPRENDIZ. “A nossa ideia é montar uma ludoteca e proporcionar cursos de capacitação para os professores. São jogos voltados para matemática, ciências, filosofia e outras matérias. A associação, às vezes, fica mais fácil com os jogos do que com livros didáticos”, explica o professor.

A ideia também tem como objetivo a diminuição da evasão escolar. “Os próprios alunos procuram levar outros jogos, sugestões. Dessa forma, conseguimos mantê-los na escola. É também uma forma de estimular, ainda mais, os alunos que já estão empenhados. Temos tido bons resultados”.

Finalíssima

O programa Educar Para Transformar, do Instituto MRV, recebeu mais de 150 projetos inscritos. O LUDOAPRENDIZ já foi eleito como uma das 20 melhores ideias e agora disputa uma votação popular (dê seu voto aqui). e, agora, são 20 finalistas. As 10 escolas mais bem votadas no site ganharão R$ 30 mil para idealizar o projeto.

“Caso ganhemos, vamos adaptar uma sala na escola para a ludoteca. Com o dinheiro, compraremos mesas e cadeiras apropriadas, estantes e jogos. Outra parte é para a capacitação de professores. A ideia é entender o que é o lúdico e como é importante para a educação”, completa.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!