Policiais de São Paulo espancam morador de rua com chutes na cabeça e socos; vídeo gera revolta

Twitter/Reprodução

Dois policiais militares foram flagrados espancando um morador de rua na Vila Leopoldina, região Oeste de São Paulo (SP). O vídeo começou a circular na manhã desta segunda-feira (17), e gerou revolta. De acordo com a Polícia Militar de São Paulo, os dois militares foram afastados para investigação.

Os policiais são vistos dando chutes e socos em um morador de rua, que estava com uma carroça com materiais recicláveis. Uma mulher fica no meio dos agentes e tenta proteger o homem, mas ela também acaba levando um tapa no rosto.

“O policial militar totalmente na contramão, batendo na cara do morador de rua”, disse o homem que gravava o vídeo. Desesperada, a mulher pede para que não batam no homem, e cai no chão. “Não faz isso com ele, não faz isso com ele”, grita a mulher.

Após o fim das agressões, o homem se levanta. “Eu estou no meu direito, eu trabalho na carrocinha aí”, relata.

As imagens geraram indignação nas redes sociais e muitas críticas em relação à postura dos militares.

https://twitter.com/taynaGB/status/1140710412394082305

Governador se manifesta

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, gravou um vídeo para falar sobre o caso. O político enfatizou que esse tipo de conduta não está de acordo com as normas da Polícia Militar.

“Nada justifica o excesso de violência. Todos sabem como respeito e admiro a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Esta ação fugiu ao protocolo. Os dois policias foram afastados, serão investigados e se tiverem que ser punidos, serão punidos”, disse o governador.

Polícia Militar se manifesta

“A ocorrência divulgada por um vídeo que circulou em redes sociais está sendo apurada pela Corregedoria por meio de Inquérito Policial Militar”, disse a Polícia Militar de São Paulo.

Além disso, os policiais foram afastados do serviço operacional. De acordo com o órgão, “durante a tentativa de abordagem, houve resistência e uso de força para a contenção”.

Nota da PM de São Paulo na íntegra:

“A Polícia Militar esclarece que a ocorrência divulgada parcialmente por um vídeo que circulou em redes sociais está sendo apurada pela Corregedoria por meio de Inquérito Policial Militar. Os policiais que participaram da ação foram afastados do serviço operacional até a conclusão das apurações.

Preliminarmente, a ação policial se deu após o acionamento da patrulha por pessoas que se queixavam de indivíduo desequilibrado, causando desordem na região. Durante a tentativa de abordagem, houve resistência e uso de força para a contenção. Os procedimentos adotados, contudo, sugerem possíveis falhas operacionais, o que motivou a pronta apuração para a análise de todas as circunstâncias dos fatos”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!