DE GRAÇA! Museu realiza exposição inédita de fósseis milenares

MM Gerdau/Divulgação

A MM Gerdau convida para uma viagem no tempo com uma exposição inédita de fósseis. O acervo será exposto pela primeira vez desde a inauguração do local e estará aberto para visitações até o dia 8 de setembro. Serão cerca de 100 peças sendo a mais antiga com cerca de 540 milhões de anos.

A exposição ‘Fósseis: do mar à conquista da terra’ levará os visitantes a uma viagem a milhões de anos. Eles compreenderão como a vida se desenvolveu na Era Paleozoica, que durou quase 300 milhões de anos (541-251 Ma). A viagem começa no módulo dedicado ao Mar Primitivo, onde será possível ver fósseis que representam o início da vida marinha, em seguida os “viajantes” seguem para o Pântano, onde poderão acompanhar a transição dos seres entre mar e terra que aconteceu há 423 e 358 milhões de anos. A viagem termina ao chegar à Floresta, onde encontrarão fósseis que contam a história dos primeiros répteis.

MM Gerdau/Divulgação

Com um recorte especial, a exposição faz um salto para a Era Mesozoica (252-66 Ma), no Período Cretaceo, apresentando a Chapada do Araripe, o maior sítio paleontológico do Brasil. A região se evidencia tanto pela pluralidade quanto pela qualidade dos fósseis lá encontrados. Os visitantes poderão conferir na exposição alguns fósseis deste importante sítio que revelam a história da evolução também no território brasileiro.

Chapa do Araripe em destaque

Um dos maiores sítios paleontológicos do mundo, a Chapada do Araripe recebe espaço de destaque na exposição. “A importância de trazer a Chapada do Araripe em destaque é mostrar a relevância paleontológica que esse sítio brasileiro representa mundialmente. Os fósseis encontrados na região abrangem fauna e flora, em excelente estado de conservação e estão presentes em museus do mundo todo”, explica a geóloga.

MM Gerdau/Divulgação

Exposição acessível no MM Gerdau

A acessibilidade e a inclusão do público com deficiência em sua programação sempre estiveram presentes nas ações doMM Gerdau. A exposição Fósseis: do mar à conquista da Terra marca, no entanto, uma nova etapa da relação do Museu com seu público. “Tudo foi pensado e projetado para que todos tenham a mesma experiência”, declara Márcia Guimarães, gestora do Museu.

“Fósseis é a primeira exposição totalmente acessível do Museu, sendo planejada segundo os conceitos do design universal. Todo o ambiente, o mobiliário, os conteúdos e a forma como são apresentados foram pensados para serem acessíveis a todas as pessoas, independentemente de sua idade. A exposição contará com piso tátil, conteúdos apresentados em braile, em vídeos com legendas e tradução em libras, além de peças disponíveis para o toque”, explica Luciana Cajado, consultora de acessibilidade e inclusão do MM Gerdau.

A equipe multidisciplinar do MM Gerdau contou com a coordenação do museólogo Carlos Jotta, o que reforça a importância do trabalho interdisciplinar nas instituições museais para a comunicação das coleções junto ao público.

Oficina

Nos dias 27 e 28 de junho, os visitantes também poderão participar da oficina “Fósseis”. A atividade propõe uma viagem pelo mundo da paleontologia. Os presentes terão a oportunidade de produzir réplicas dos fósseis apresentados na exposição, além de manipular algumas amostras minerais. Esta atividade é GRATUITA e aberta ao público.

MM Gerdau/Divulgação

Exposição Fósseis: do mar à conquista da terra

Quando? 27 de junho a 8 de setembro; quinta das 16h às 21h e sexta das 13h às 17h30

Onde? MM Gerdau (praça da Liberdade, s/n – Funcionários, Belo Horizonte)

Quanto? Gratuito

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!