Winter Is Coming! Após semana quentinha, BH terá fim de semana gelado (com até 5ºC)

Elza Fiúza/Agência Brasil

O mês de julho e a semana se iniciaram com um calorzinho agradável nesta segunda-feira (1º). Para os haters do frio, uma boa e uma má notícia: os próximos dias (até sexta-feira para ser mais exato) serão de temperaturas altas para o inverno, que podem chegar a quase 30ºC. Mas o fim de semana reserva um frio daqueles: os termômetros podem marcar 5ºC em BH.

Antes de apresentar o motivo do frio intenso, o calor – vamos na boa e velha ordem cronológica. A previsão é que as temperaturas fiquem numa faixa até sexta-feira: entre 27ºC e 29ºC. “Estamos em um ano de El Niño e com isso a estação está sendo mais seca e quente”, explica ao BHAZ o meteorologista Marcos Viana, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Portanto, não é só o calorzinho durante o dia que deve chamar sua atenção – e sim a baixa umidade do ar. Para se ter uma ideia, nesta segunda-feira (1º), a capital mineira registrou 35% no índice. Próximo, portanto, do considerado estado de atenção pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de 20% a 30%, trecho em que há ressecamento da pele, sangramento pelo nariz e irritação nos olhos.

Friooo

Winter Is Coming (não sacou a referência? clique aqui), ops, ou melhor, o inverno chegará com força a partir da noite de sexta-feira (5), quando a capital mineira será atingida por uma massa de ar polar.

“No fim de semana a temperatura apresentará declínio, principalmente no sábado, em Belo Horizonte e região metropolitana. A tendência é de que a massa de ar polar, vinda da região Sul, atue também em outras regiões de Minas Gerais”, explica Viana.

O meteorologista alerta que as temperaturas mínimas poderão ficar abaixo dos 10ºC. O Instituto AccuWeather indica que no sábado e domingo a mínima será de 5ºC, enquanto a máxima de 21ºC, nos dois dias.

No decorrer da próxima semana a tendência é de que o frio ainda permaneça, porém com um leve aumento das temperaturas.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!