[Farsa ou Fato] Mensagem diz que WhatsApp Gold e vídeo podem destruir celular

Twitter/Reprodução

Uma mensagem que circula pelo WhatsApp diz que uma atualização do aplicativo, chamada “WhatsApp Gold”, será lançada e destruirá o aparelho de quem atualizá-lo. Além disso, ainda fala de um vídeo, de nome “Martinelli”, que também não deve ser aberto.

Veja a mensagem na íntegra:

“Hoje a Goblo (sic) estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no Whatsapp e se chama Martinelli. Não abra. Vai para o seu telefone e nada do que você fizer vai consertar. Avisem os seus contatos, amigos e colegas!! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold * Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos.”

A mensagem causou preocupação em muitas pessoas. Contudo, a mensagem disseminada é uma Farsa.

Em uma busca pelo Google Play e Apple Store, não foi identificado nenhum aplicativo com o nome “WhatsApp Gold”.

Outro ponto importante é que apenas reproduzir um vídeo não causa nenhum dando ao seu aparelho. O essencial é ficar sempre atento e não clicar em links suspeitos.

Ao G1, a assessoria do WhatsApp no Brasil disse que “trata-se de uma mensagem falsa”. A empresa reforçou que nunca envia mensagens diretas aos usuários e que o aplicativo é gratuito e não é preciso fazer nada para usá-lo de graça.

O aplicativo ainda pede para que os usuários sempre desconfiem de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia. Em uma das versões da mensagem que viralizou, o nome do app aparece, erroneamente, como “WattSapp”.

O WhatsApp ainda orienta os usuários que façam uma avaliação crítica das mensagens antes de compartilhar com a lista de contatos.

Nas redes sociais, as pessoas comentam sobre a mensagem. Veja a repercussão:

https://twitter.com/itsgrasi/status/1146474443541241856
https://twitter.com/gabiribeiro_tae/status/1146472545589354496

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!