Frio recorde pode ter feito a primeira vítima em BH: Morador de rua morre em praça

FOTO ILUSTRATIVA – Amanda Dias/BHAZ

O frio recorde registrado em Belo Horizonte – desde a década de 1970 não é anotada um temperatura tão baixa quanto na madrugada de domingo (7) – pode ter feito a primeira vítima. Um homem em situação de rua, de 61 anos, foi encontrado morto na Praça Salermo, no bairro Aparecida, na região Noroeste capital, na manhã seguinte à madrugada mais gelada das últimas décadas, quando os termômetros anotaram 5,7ºC.

+ Doe agasalhos e ajude as pessoas que precisam a se proteger do frio; veja pontos em BH

Wilton Ribeiro de Freitas foi encontrado morto por volta das 10h de domingo. Moradores e comerciantes locais atribuem ao frio a morte de Wilton, mas apenas a investigação da Polícia Civil, baseada no laudo do IML (Instituto Médico Legal), afirmará 100% a causa do óbito.

+ Sensação de -8ºC! BH tem madrugada gelada e Minas registra dia mais frio do ano, no Sul do Estado

“Ele sempre estava aqui na praça, as pessoas o conheciam de vista. No domingo de manhã, fomos surpreendidos com a informação de que ele morreu”, relata ao BHAZ o dono de um comércio na região que preferiu não se identificar.

+ BH tem dia mais frio do ano, com 5,7° C; no interior, termômetros despencaram

O corpo de Wilton foi levado ao IML, onde foi periciado e liberado para o enterro, que ocorreu na tarde desta segunda (8). Segundo a Polícia Civil, “a corporação investiga o caso e as circunstâncias da morte. A delegada do caso aguarda o laudo do IML, que deve ficar pronto em 30 dias, e apontará as causas do falecimento”, disse a PC.

Familiares lamentam

Em conversa com o BHAZ, a irmã da vítima, Conceição Maria Diniz, de 65 anos, disse que Wilton morava na rua por opção. “Nós já tentamos ajudar, mas ele sempre fugia e voltava para as ruas. Ele também não aceitava morar com a filha, que sempre tentou tirar ele das ruas”, conta.

+ Frio: Três moradores de rua morrem em São Paulo

Conceição viu o irmão na praça momentos antes de saber de sua morte. “Eu passei lá durante a manhã e ele estava passando muito mal. Na verdade ele já estava mal de saúde há alguns dias, mas se recusou a ser levado para o médico. Eu dei a ele um café e vim embora para casa, pouco tempo depois, me informaram que ele havia morrido”, diz a irmã.

“Ele estava passando mal, não sei dizer se foi o frio ou não. Vamos esperar a polícia nos dizer o que aconteceu”, afirma, sobre a causa da morte.

PBH

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac), informou que acompanha os moradores em situação de rua da capital e o aumento do frio nesta época do ano.

Segundo o órgão, por conta da baixa temperatura, o abrigo São Paulo, na rua Elétron, número 100, no bairro Primeiro de Maio, na região Norte da capital, abriu mais 20 vagas.

Ainda de acordo com a secretaria, em BH existem cerca de 4,5 mil moradores em situação de rua. Atualmente os abrigos e albergues da capital têm a capacidade de 1060 vagas. Contudo, o número de abrigados por ser maior, já que uma família é contabilizada como uma vaga.

“A PBH mantém ações para auxiliar os necessitados, como a entrega de cobertores, alimentos e alimentação gratuita nos restaurantes para os moradores cadastrados no CadÚnico, do Governo Federal”, diz.

Quanto ao número de mortes em decorrência do frio, a secretaria informou que, desde 2017, início da gestão atual, não há registro de mortes por conta da baixa temperatura da capital. A secretaria não conseguiu levantar os dados da gestão anterior até a publicação desta matéria.

São Paulo

Ao menos três moradores de rua de São Paulo (SP) morreram na madrugada de sexta-feira (5) para sábado. A capital paulista registra baixas temperaturas desde a madrugada de sexta-feira (5). A polícia encontrou mortos no Centro e nas zonas Oeste e Leste da cidade, com suspeita de hipotermia.

Os termômetros na capital paulista marcaram 7º C, quando os corpos foram encontrados. A Prefeitura de São Paulo afirma ter realizado mais de 6,5 mil acolhimentos desde 22 de maio nos centros de acolhida.

Temperatura em BH

A previsão do tempo garante que o frio intenso permanecerá até a quarta-feira (10). Em conversa com o BHAZ, o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que apesar do frio não há possibilidade de chuvas na capital.

“Durante a semana, os dias serão de céu claro, mas sem a formação de nuvens. A massa de ar polar está atuando sobre toda a região Centro-Sul do país e, em Minas, desde sábado. Ela tem como característica noites frias e baixa umidade do ar à tarde”, conta.

Nesta segunda (8), a menor temperatura registrada em BH foi na estação Cercadinho. Por lá, os termômetros marcaram 7,2ºC com a sensação térmica de –8ºC, às 7h. Na Pampulha, foram 10ºC e a sensação ficou na casa de 4,5ºC.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!