Morre em São Paulo sociólogo Chico de Oliveira, que atuou na fundação de PT e PSOL

TV Cultura/Reprodução

O sociólogo Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira morreu na madrugada desta quarta-feira (10) em São Paulo. O estudioso foi um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores), contribuiu para a criação do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e estava em casa se recuperando de uma pneumonia.

Chico de Oliveira era professor aposentado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Natural de Recife, o sociólogo se graduou em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e, em 1988, tornou-se professor do departamento de Sociologia da USP.

No âmbito político ele foi um dos participantes da fundação do PT, no fim da década de 1970, e compôs a 1ª Diretoria Executiva da Fundação Wilson Pinheiro. Por divergências, Chico de Oliveira deixou o PT e auxiliou na criação de outra legendo o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade).

Pelo livro “Críticas à razão dualista/O ornitorrinco”, o sociólogo recebeu o prêmio Jabuti, em 2004, na categoria Ciências Humanas.

O velório do sociólogo ainda não teve o horário confirmado, mas acontecerá no salão nobre do prédio de Administração da USP, no Butantã.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!