Nariz seco, tontura, mal-estar? BH tem alerta para baixa umidade relativa do ar; veja dicas de saúde

Na semana passada, incêndios na capital e baixa umidade ’embaçaram’ o ar na capital (Rafael D’Oliveira/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte acaba de soltar um alerta para a massa de ar seco que paira sobre a capital e contribui para os baixos índices de umidade relativa do ar (abaixo de 30%), no período da tarde até às 18h deste domingo (14).

A baixa umidade relativa do ar ocorre devido à ausência de chuvas por período prolongado. E, nesses casos, há preocupações principais para a saúde: além do ar poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios e sintomas de mal-estar.

O que diz o pneumologista

Em recente entrevista ao BHAZ, o médico Rodrigo Luís Barbosa Lima, presidente da Sociedade Mineira de Pneumologia, recomendou cuidado dobrado com as vias aéreas e o agravamento de casos de asma, rinites, sinusites etc, principalmente nesse período sem chuvas, quando o ar fica mais poluído e muito seco.

“Esse ressecamento dificulta a troca gasosa do organismo; as pessoas ficam mais aglomeradas, o que facilita a disseminação de infecções virais. Com a baixa umidade, o ar fica mais ‘sujo’, com alta concentração de gás carbônico e fuligem no ar, acentuando os problemas respiratórios”, disse.

As recomendações do pneumologista são evitar locais com grande número de pessoas tossindo e espirrando e cuidados básicos, como lavar com mais frequência as mãos com água e sabão e/ou álcool gel.

Para tratar a secura da mucosa respiratória, o médico sugere o uso de umidificador de ar e soro fisiológico. “Quem estiver com uma sensação de muita secura no nariz e garganta, deve usar um umidificador de ar no quarto, à noite. Nos casos de resfriados e nariz obstruído, lave as narinas com o soro fisiológico, que é bom para retirar resíduos”, ensinou.

Dicas

A Defesa Civil de BH deu algumas recomendações aos belo-horizontinos, principalmente, para uma boa hidratação.

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
    Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Defesa Civil BH/Divulgação

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!