[Farsa ou Fato] Idosos podem retirar fralda geriátrica de graça em farmácias?

Elza Fiúza/Agência Brasil)

Famílias que têm pessoas idosas com problemas de saúde frequentemente precisam comprar fraldas geriátricas para os entes. Uma mensagem começou a ser espalhada, recentemente, em diversos grupos de WhatsApp informando que, nas farmácias populares, as fraldas descartáveis podem ser obtidas de forma gratuita.

A publicação informa que “o paciente tem direito a 40 fraldas de 10 em 10 dias”. “Venho comunicar que nas farmácias populares do governo, podemos pegar fralda para adultos. Basta pedir a receita de uso contínuo para o médico que o paciente usa frada”, diz trecho da mensagem que circula.

Mensagem divulgadas nos grupos de Wpp (Reprodução/WhatsApp)

O BHAZ entrou em contato com o ministério da Saúde para verificar se a informação divulgada nas redes procede.

De fato, as pessoas idosas, a partir dos 60 anos, e também as com deficiência podem adquirir as fraldas pelo Programa Farmácia Popular. No entanto, ao contrário do que é veiculado nos grupos de mensagens instantâneas, é preciso pagar um valor.

“O Ministério da Saúde informa que as fraldas geriátricas são disponibilizadas pelo Programa Farmácia Popular na modalidade co-pagamento para pessoas a partir de 60 anos ou pessoas com deficiência”, informou a pasta ao BHAZ.

A “modalidade de co-pagamento” funciona como uma espécie de desconto para o cliente, através do qual ele adquire o produto pagando somente 10%, pois os outros 90% são custeados pelo governo.

Quantidade de fraldas

No total, podem ser adquiridas quatro fraldas por dia, o que totaliza 120 fraldas por mês. Ao procurar o estabelecimento conveniado é preciso levar os seguintes documentos:

  • Receita ou laudo médico válido;
  • Documento com foto e
  • CPF

O paciente que tiver deficiência física deverá apresentar a prescrição, laudo ou atestado médico com a CID (Classificação Internacional de Doenças). Nela estará a justificativa para que a pessoa faça uso da fralda geriátrica.

Caso o idoso ou o deficiente seja considerado incapaz, as fraldas poderão ser buscadas pelo representante legal.

Considera-se representante legal aquele que for: declarado por sentença judicial; portador de instrumento público de procuração que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de produto de higiene pessoal junto ao Programa; ou portador de instrumento particular de procuração com reconhecimento de firma.

A relação das farmácias conveniadas ao Programa Farmácia Popular em Minas Gerais pode ser vista clicando aqui.

Portanto, quando a mensagem diz que o idoso pode retirar fraldas gratuitamente, trata-se de uma FARSA. Mas existe o programa e um desconto representativo de 90%.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!