VÍDEO: Multidão faz coro contra Bolsonaro durante Parada LGBT de BH

Maria Eduarda Faria/BHAZ

A 22ª Parada LGBT de BH arrasta milhares pela região Central desde o fim da manhã deste domingo (14). Em um dos pontos de maior agitação, logo após ser inflamada pela fala do prefeito Alexandre Kalil (PSD) (veja aqui), a multidão fez coro em protesto contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

+ VÍDEO: Multidão faz coro contra Bolsonaro no ‘Então, Brilha’

“Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*”, entoou a multidão. Cerca de 150 mil pessoas acompanham o evento político e cultural, que teve a concentração às 11h na Praça da Estação e, às 16h, saiu em direção à Praça Raul Soares.

+ Bolsonaro publica vídeo obsceno em crítica ao Carnaval e internautas pedem seu impeachment

O grito de protesto foi também uma tônica no Carnaval de Belo Horizonte e de todo o país. Pouco depois, o presidente da República publicou um vídeo obsceno na conta pessoal mostrando um homem urinando no outro. “É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conslusões (sic)”, escreveu, pouco antes da pergunta que repercutiu todo o mundo: “o que é golden shower”.

+ Governo diz que tuíte polêmico de Bolsonaro quis mostrar ‘distorção clara do espírito momesco’; posts somem

Bolsonaro já admitiu ser homofóbico em uma entrevista gravada em 2013, quando falou que os “gays não terão sossego”. “Eles querem é privilégios! Eles querem é se impor como uma classe à parte. Não vão encontrar sossego. E eu tenho imunidade pra falar que sou homofóbico, sim, com muito orgulho se é pra defender as crianças nas escolas”, afirmou.

+ Em vídeo, Bolsonaro diz que gays ‘não terão sossego’: ‘Sou homofóbico, sim, com muito orgulho’

Kalil

Os gritos de protesto contra Bolsonaro ocorreram logo Kalil mandar um f*-se para “aqueles que pensam ao contrário”.

+ ‘F*-se para todos que pensam ao contrário’: Kalil leva Parada LGBT à loucura ao enaltecer diversidade

“Trago pra vocês três palavras libertadoras: primeiro, [o governante dizer] não sei. O não sei liberta como não sabemos, vamos aprender a fazer. A segunda: vire para quem ame e diga: ‘eu te amo’. iIsso é muito importante. E a terceira e última: foda-se para todos que pensam ao contrário, foda-se para eles todos”, falou o prefeito antes de se despedir.

Parada LGBT

A 22ª Parada do Orgulho LGBT tem como mote relembrar o surgimento do movimento, dizendo “não” aos retrocessos e ‘Viva Stonewall’. A concentração ocorreu a partir das 11h na Praça da Estação e a expectativa inicial dos organizadores era reunir milhares de pessoas.

O evento tem como objetivo tornar cada vez mais a Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte um evento político, de empoderamento, resistência, luta e ocupação. Por isso, oferecerá, junto do ato político, apresentações, performances e shows durante toda a tarde. Confira a programação completa aqui.

Rebelião de Stonewall

A Rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York, nos Estados Unidos, ocorrida nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan.

Esses motins são amplamente considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT naquele país.


SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!