Inspirado em teatro espanhol, La Movida de BH tem micropeças com 15′ de duração

(Ivana Andrés+Patrícia Ferreira+Guto Muniz/Divulgação)

Entre quarta-feira e sábado (17 e 20), o La Movida Microteatro – Bar vai oferecer aos belo-horizontinos uma ótima oportunidade de experimentar diversos estilos das artes cênicas numa mesma noite.

O Coletivo Movasse vai apresentar PlaylistA – ¼ de Dança, que é a primeira micropeça de dança que integrará a programação do espaço. Nas outras microsalas as micropeças Atendendo a Pedidos, de Robson Vieira, e Benjamin Franklin em NY, com Luciano Luppi, apresentam características dos teatros contemporâneo e clássico, respectivamente, em suas concepções.

Para Marco Túlio Zerlotini, um dos idealizadores do La Movida, “a programação desta semana é um ótimo exemplo da possibilidade de experimentações diferenciadas que o público pode ver, que é uma característica bastante específica da estrutura do microteatro”.

As três produções vão se apresentar apenas nesta semana, de quarta a sábado, com três sessões por noite cada uma, a partir de 20h. O La Movida abre as portas às 18h. No sábado (20), o La Movida vai integrar a Programação Associada da Virada Cultural de BH.

Sobre as micropeças

PlaylistA – ¼ de Dança, trabalho de improvisação em dança do Coletivo Movasse. Essa será a primeira micropeça de dança a se apresentar no La Movida.

Benjamin Franklin em NY: a partir da descoberta de que seu tipo físico aproximava-se do líder americano Benjamin Franklin, foi proposto ao ator Luciano Luppi criar uma cena onde se pudesse falar do sonho de um grande homem e a realidade nua e crua do capitalismo americano de Donald Trump. Uma crítica ao capitalismo feita de contraponto entre o discurso e a realidade.

Atendendo a Pedidos: é um solo performático, composto de seis células que mudam de ordem a cada apresentação. “Atendendo a pedidos” revisita a eterna relação entre criador e criatura. Direitos, desejos, escolhas… Aqui se pede, aqui se pode! A plateia poderá escolher qual célula irá assistir. Cuidado com o que você pede!

“O conceito de micropeça é diferente de cena curta. Os formatos têm em comum somente a duração, de 15 minutos. A micropeça é feita para espaços menores e todo o aparato que envolve a criação de uma micropeça é dimensionado em cima disso. Este contexto determina a relação entre o público e os atores e resulta noutra experiência. Como artista, por exemplo, se apresentar em uma sala de 15m² é completamente diferente de se apresentar em um teatro para 300 pessoas”, explica Marco Túlio Zerlotini, coordenador de comunicação do La Movida.

La Movida Microteatro – Bar

O La Movida Microteatro – Bar é inspirado no Movida, movimento contracultural ocorrido na Espanha, especialmente em Madrid, nos anos 1980 após a morte do ditador Franco, no processo de redemocratização do país. A movida foi importante, pois agitou intensamente a vida artística da capital espanhola. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

A ação também é uma movida na vida artística de Belo Horizonte, com outra oportunidade para criar, produzir e consumir artes cênicas. Outra forma de viver o teatro, outra forma de viver de teatro. Na capital mineira, o La Movida quer se consolidar como um coworking artístico, feito para os artistas trabalharem em uma estrutura e formato dinâmicos.

O La Movida Microteatro Bar estará aberto ao público de quarta a sábado, sendo nas quartas e nas quintas de 18h às 23h e nas sextas e sábados de 18h às 00h30. A entrada no espaço é gratuita e os ingressos por micropeça custam R$ 10, com venda exclusivamente na bilheteria do local. Toda a renda dos ingressos é dos artistas participantes.

Programação de 17 a 20/7

 PlaylistA – ¼ de Dança, do Coletivo Movasse. Horários: 20h, 20h30 e 21h.

– Benjamin Franklin em NY, com Luciano Luppi. Horários: 20h10, 20h40 e 21h10.

– Atendendo a Pedidos, com Robson Vieira. Horários: 20h20, 20h50 e 21h20.

Serviço

La Movida Microteatro Bar

Onde? Rua Marechal Deodoro, 308 – Floresta – BH

Quanto? Para entrar no espaço, não há cobrança de ingresso. Para assistir às micropeças os ingressos custam R$ 10, vendidos exclusivamente na bilheteria do espaço.

Informações para o público? (31) 3504-9424

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!