Home Veículos Acelera aí Com motor a diesel e tração 4×4, Renegade fica com mais cara e alma de Jeep

Com motor a diesel e tração 4×4, Renegade fica com mais cara e alma de Jeep

Andamos na versão que tem motor a diesel, câmbio de nove marchas, tração 4×4 com reduzida, controle de descida, seletor de terrenos e suspensão independente nas quatro rodas, ingredientes que fazem com que o utilitário-esportivo compacto tenha mais cara e alma de Jeep e disposição para encarar trechos mais difíceis fora do asfalto. O baixo nível de consumo também é um dos atrativos do Renegade Longitude 2.0 Diesel. Por outro lado, o porta-malas fica devendo espaço.

Foto: Eduardo Aquino
Eduardo Aquino/Acelera Aí

O segmento dos utilitários-esportivos compactos no Brasil é uma verdadeira arena, com representantes de quase todas as marcas: Chevrolet Tracker, Citroen C4 Cactus, Ford EcoSport, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Peugeot 2008, Renault Duster, Volkswagen T-Cross. Mas, verdade seja dita, o Jeep Renegade é o único desses compactos que tem uma versão com tração 4×4 e motor diesel.

Foto: Eduardo Aquino
Eduardo Aquino/Acelera Aí

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E, embora muitos dos concorrentes também tenham suspensão elevada, boa altura do solo, bons ângulos de ataque e saída e até pneus mais apropriados para encarar pequenas aventuras, o conjunto (motor turbodiesel 2.0 de 170cv, tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de nove marchas) do Renegade Longitude 2.0 diesel faz a diferença quando se roda fora do asfalto, onde ele mostra toda a sua disposição mesmo sem estar equipado com pneus mais apropriados para pequenas aventuras.

Foto: Eduardo Aquino
Eduardo Aquino/Acelera Aí

Diesel 2.0 de bom fôlego

Com um excelente torque disponível já em baixas rotações (a partir de 1.750rpm), o motor 2.0 mostra fôlego tanto para encarar aquelas subidas mais íngremes no fora de estrada, quanto na hora de realizar uma ultrapassagem com mais segurança no asfalto. Fora do asfalto, o motorista ainda conta com bons ângulos de ataque e saída, seletor de modos de condução (com opções asfalto, neve, areia e lama), controle de descida e suspensão independente nas quatro rodas.

Foto: Eduardo Aquino
Eduardo Aquino/Acelera Aí

Além da boa performance, no asfalto o Renegade Longitude 2.0 Diesel também se destaca pelo conforto e estabilidade da suspensão e pelo baixo nível de consumo. Numa viagem por uma boa estrada de pista dupla, com quatro adultos a bordo, sem ligar o ar-condicionado e mantendo uma média de 100km/h, o computador de bordo do jipinho registrou médias em torno de 15,6km/l. Na mesma viagem, o capacidade do porta-malas (de 320 litros) se mostrou limitada.

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Foto: Eduardo Aquino
Eduardo Aquino/Acelera Aí

Bom acabamento

Por dentro, o Renegade na versão Longitude tem um bom acabamento e um espaço interno bem razoável, oferecendo conforto para quatro adultos e uma criança. Um dos destaques é o sistema multimídia Uconnect, com uma tela tátil de bom tamanho (de 8,4 polegadas), que possibilita uma boa visualização, e compatível com Android Auto e Apple Car Play.

Foto: Eduardo Aquino
Eduardo Aquino/Acelera Aí

O pacote de conforto de série ainda inclui itens interessantes, como o ar de duas zonas. Já a lista de segurança engloba Isofix para fixar cadeiras infantis e controles de tração e estabilidade, mas deixa de fora airbags laterais, de cortina e de joelhos, que são opcionais e custam R$ 3.880.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino
Eduardo Aquino/Acelera Aí

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.956cm³ de cilindrada, turbodiesel, 16 válvulas, que gera 170cv de potência (a 3.750rpm) e 35,7kgfm de torque (a 1.750rpm)

Transmissão – Tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de nove marchas

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais; e traseira, com rodas independentes e links transversais

Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,23m; largura, 1,80m; altura, 1,72m; e entre-eixos, 2,57m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/55 R18

Ângulos de ataque/saída – 30 graus/35 graus

Porta-malas – 320 litros

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.641 quilos

Foto: Eduardo Aquino
Eduardo Aquino/Acelera Aí

Principais equipamentos – Coluna de direção com regulagem em altura e distância, alarme, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado automático dual zone, bancos revestidos parcialmente em couro, comandos do sistema de áudio e Bluetooth no volante, computador de bordo, controles de estabilidade e tração, controle eletrônico anticapotamento, câmera de estacionamento traseira, entrada USB para os ocupantes do banco traseiro, controle eletrônico de velocidade em descidas (HDC), Hill start control, Sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, luzes diurna (DRL), Panic break assist, controle automático de velocidade, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, quadro de instrumento TFT de 3,5 polegadas, rack do teto na cor preta, repetidor lateral nos retrovisores, seletor para quatro tipos de terreno, sensor de estacionamento traseiro, sistema de áudio com seis alto-falantes, USB e Bluetooth, multimídia com tela tátil de 8.4 polegadas, Apple Carplay e Android Auto e comando de voz; e volante com acabamento em couro.

Opcionais – Pack Safety (airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), R$ 3.880; Pack Protetion (protetor de Tanque de Combustível, para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas e badge Jeep Authentic Accessories), R$ 1.190; Pack Landscape (estribo lateral e barras transversais), R$ 2.336; Pack Traveler (barras de teto, bagageiro de teto e estribos laterais), R$ 3.000; e Pack Outdoor (frios laterais, protetores de soleira e adesivo de capô), R$ 499.

Preço – R$ 127.990, sem os opcionais acima.

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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