Nova massa de ar frio chega a BH e Defesa Civil emite alerta; não há previsão de chuvas

Amanda Dias/BHAZ

Agasalhos, chocolate quente e muito mais! A chegada de uma nova frente fria fará com que os termômetros voltem a apresentar queda no começo do dia desta quarta-feira (17) em Belo Horizonte. A Defesa Civil emitiu um novo alerta de baixas temperaturas na capital nessa terça.

A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), informou ao BHAZ que a massa de ar frio favorecerá a queda da temperatura, trazendo umidade e ventos, que favorecerão a sensação de frio.

“Teremos declínio acentuado da temperatura máxima devido ao avanço da massa de ar frio. Hoje esperamos que os termômetro marquem 29º C e amanhã não passará dos 25º C. O mesmo vale para as mínimas: até o fim de semana, os termômetros deverão ficar em torno de 10º C”, disse.

A massa de ar frio citada pela meteorologista proporcionará uma melhora na qualidade do ar, pois ele não ficará tão seco. “Nesta terça-feira já teremos os índices de umidade acima de 35% e nos próximos dias a tendência é que ocorra o mesmo. Como é uma massa vinda do oceano, ela favorece a vinda da umidade”, explicou.

Em alguns pontos de Minas Gerais, como na região serrana, há a possibilidade de geadas em pontos altos. Na região metropolitana de Belo Horizonte, no Vale do Rio Doce, Mucuri, Campo das Vertentes e no Oeste pode haver formação de nevoeiro no começo do dia.

Apesar do frio ser adorado por muitos é preciso ter alguns cuidados nesta época do ano. Confira algumas dicas:

  • Evite banhos com água muito quente, pois, ressecam ainda mais a pele e, se necessário use hidratante;
  • Hidrate-se muito bem;
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.

Cadê a chuva?

Se você está com saudades de dias frios e chuvosos, a notícia não é nada agradável. Pois não há a previsão de chuvas para os próximos dias.

Em Belo Horizonte, não chove desde 4 de junho; já são 41 dias sem precipitações. “A ausência da chuva nesta época é normal, pois estamos no ápice do tempo seco em toda a região Sudeste”, disse Anete.

Apenas no Sul de Minas e na faixa Leste que as precipitações são esperadas, mesmo assim com intensidade fraca, conforme explicação da meteorologista.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!