Prefeito de Contagem e secretário são alvo de operação sobre lavagem de dinheiro

(Adélcio Ramos/Prefeitura Contagem+CMC/Reprodução)

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (17), pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Polícia Civil, uma operação para arrecadar elementos de prova e dar sequência às investigações que apuram possíveis crimes de lavagem de dinheiro, ocultação de bens e valores, além de outros delitos, possivelmente cometidos pelo atual prefeito de Contagem, Alex de Freitas (sem partido) e pelo secretário de Defesa Social do município,
Décio Camargos de Aguiar Júnior.

De acordo com o MPMG, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação Mi Casa Su Casa. Os alvos são as residências dos investigados e seus respectivos gabinetes. 

Ainda segundo o MPMG, há indícios de enriquecimento ilícito do prefeito e do secretário. As investigações, que começaram há cerca de um ano, apontam que o secretário de Defesa Social adquiriu um imóvel, de aproximadamente R$ 3 milhões, onde atualmente estaria residindo o prefeito.

As investigações estão sendo conduzidas pela Procuradoria de Justiça de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais, Grupo Especial do Patrimônio Público (Gepp), Grupo de Apoio Operacional Policial (GOP) e Núcleo Especial de Combate à Corrupção (Necc).

A operação conta com a participação de um procurador de Justiça, um promotor de Justiça, dois delegados de polícia e 13 policiais civis.

Alex de Freitas, de 45 anos, foi eleito prefeito da cidade pelo PSDB com 72,96% dos votos. Em janeiro deste ano, ele anunciou a saída do partido. 

A Prefeitura de Contagem divulgou uma nota no final da manhã desta quarta-feira (leia abaixo na íntegra), afirmando que o prefeito “sempre esteve e continua à disposição da Justiça para prestar qualquer esclarecimento e disponibilizar todos os documentos aos órgãos de controle e fiscalização do Poder Executivo.

Segundo a nota, Alex de Freitas estaria indignado com “uma operação policial para investigar um assunto que poderia ser esclarecido pelo mero envio de documentos oficiais e declarados à Receita”.

Nota na íntegra da Prefeitura de Contagem:

O prefeito Alex de Freitas sempre esteve e continua à disposição da Justiça para prestar qualquer esclarecimento e disponibilizar todos os documentos aos órgãos de controle e fiscalização do Poder Executivo. Essa é uma obrigação do gestor público.

2. Em relação à operação desencadeada pela Polícia Civil nesta quarta-feira, 17 de julho de 2019, o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, esclarece:

a. O prefeito aluga um dos imóveis, em Contagem, de propriedade de Décio Camargos;

b. O contrato de locação atende a todas as regras previstas na legislação;

c. Os alugueis do imóvel onde o prefeito reside são declarados no Imposto de Renda de Alex de Freitas, o que pode ser comprovado por extrato bancário.

3. Diante do exposto, é impossível não ficar indignado com uma operação policial para investigar um assunto que poderia ser esclarecido pelo mero envio de documentos oficiais e declarados à Receita.

4. A cidade de Contagem pode ter certeza que o trabalho, a coragem e o empenho do prefeito Alex de Freitas não serão afetados por operações consideradas, no mínimo, duvidosas. Manteremos a cidade funcionando e os investimentos em obras e melhorias como tem sido a prática desta administração.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!