Sensação de -5ºC! BH tem madrugada gelada e frio permanece até o fim de semana

BH deve ter dias frios até a sexta-feira que vem (Amanda Dias/BHAZ)

Sentiu frio aí? A madrugada desta quinta-feira (18) foi mais uma daquelas geladas em Belo Horizonte e a tendência é de que o frio permaneça na capital até o final de semana. Entre às 6h e 7h os termômetros na estação Cercadinho marcaram 9,2ºC, o que resultou em uma sensação térmica de -5ºC.

Anete Fernandes, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meterologia) explicou ao BHAZ que os ventos fizeram com que o frio fosse mais “forte” nesta localidade. “Os ventos nessa estação meteorológica alcançaram 61 km/h e isso contribuiu para a sensação de frio. Já na Pampulha, não foi tão intenso, pois os termômetros marcaram 13ºC e sensação térmica de 6ºC”, disse. A temperatura máxima em BH deverá alcançar os 23ºC nesta quinta.

A passagem de uma massa de ar frio tem proporcionado as baixas temperaturas na capital e em todo o Estado, tanto que a Defesa Civil emitiu um alerta sobre isso.

A previsão do tempo prevê que a partir do sábado (20) ela comece a enfraquecer. “A massa tende a perder força e, consequentemente, os termômetros apresentarão elevação. Tanto no sábado quanto no domingo a máxima poderá alcançar os 24ºC e na segunda-feira (22) os 26ºC”.

O fato da massa de ar intensificar o fluxo de umidade proporciona uma melhora na qualidade do ar. “A umidade relativa do ar ficará em torno de 40% e isso acontecerá devido ao fluxo de umidade vindo do oceano para o continente”, disse Anete.

Assim como em Belo Horizonte, a previsão é de temperaturas amenas no Oeste e no Centro-Sul de Minas. Já na faixa Norte do Estado haverá um ligeiro declínio da temperatura.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!