Festival do Queijo Minas chega a BH com degustações, cursos e mais!

Instagram/Reprodução

A diversidade de sabores, aromas e texturas de um dos protagonistas da gastronomia mineira vai seduzir até mesmo os paladares mais exigentes na terceira edição do Festival do Queijo Minas Artesanal! O evento acontece nos dias 27 e 28 de julho, na Serraria Souza Pinto, e promete reunir produtores das sete regiões reconhecidas em Minas Gerais: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo.

Durante o festival, sete chefs mineiros vão apresentar pratos elaborados com a iguaria, que já conquistou premiações internacionais. Cada chef representará uma região produtora. Tanto os pratos quanto os queijos estarão à venda no evento. Também haverá cursos e oficinas sobre a conservação correta do produto, harmonização com outros alimentos e como identificar o legítimo Queijo Minas Artesanal de leite cru.

Outros produtos mineiros de alta qualidade, como cafés, azeites, cervejas artesanais, cachaças, vinhos e mel poderão ser degustados e comprados pelo público. A programação inclui rodadas de negócios, apresentações musicais, dentre outras atrações. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos por meio do Sympla a partir de R$ 7,50 (meia-entrada), corre porque as vagas são limitadas!

Harmonização

Nos dois dias do evento, haverá oficina de harmonização do Queijo Minas Artesanal de leite cru com outra paixão gastronômica do brasileiro: as cervejas artesanais mineiras. A aula terá duração de uma hora e meia.

No sábado, o curso será ministrado pelo jornalista gastronômico especializado em queijos, Eduardo Tristão Girão, e pela jornalista e sommelier de cervejas, Fabiana Arreguy. No domingo, no mesmo horário, a aula será conduzida pelo chef e sommelier de cervejas, Daniel Martins.

Os apreciadores do queijo também terão a oportunidade de aprender a harmonizar a iguaria com outra riqueza do agronegócio mineiro: os cafés artesanais. A oficina será no domingo e os professores serão Eduardo Girão e um barista convidado.

Os participantes das oficinas de harmonização terão acesso livre aos dois dias do festival, mediante apresentação do ingresso no setor de credenciamento.

Conservação e maturação

O evento também terá uma oficina especialmente voltada a lojistas e seus colaboradores que desejam conhecer mais sobre os processos de maturação e conservação dos queijos artesanais. O curso, que acontecerá no domingo, às 16h30, será ministrado pelo especialista em queijo e consultor da FAEMG, Elmer Almeida, e pelo empresário Cássio Avelino.

Reconhecimento mundial

O Queijo Minas Artesanal está entre os melhores do mundo.  No último mês de junho, os produtores mineiros levaram para casa 51 medalhas na quarta edição do Mondial du Fromage, o Mundial do Queijo, realizado na cidade de Tours, na França. Foram três medalhas superouro, quatro de ouro, 20 de prata e 22 de bronze, número muito superior ao de medalhas conquistadas em 2017: uma superouro, uma de ouro, sete de prata e três de bronze.

Festival do Queijo Minas Artesanal 2019

Quando? 27 de julho (sábado), das 10h às 22h; e 28 de julho (domingo), das 10h às 20h

Onde? Serraria Souza Pinto (av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro – Belo Horizonte)

Quanto? Ingressos a partir de R$ 7,50 (meia-entrada), compre aqui

Mais informações? Acesse aqui

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!