Mãe de Ferrugem chora e diz que filho foi discriminado por ser branco: ‘Já foi muito humilhado’

Rede Globo/Reprodução

Convidado da apresentadora global Ana Maria Braga, da Rede Globo, nesta quinta-feira (25), o cantor Ferrugem tornou-se assunto de nova polêmica. Durante o programa Mais Você, a mãe do artista se emocionou e afirmou que o filho sofreu muito ao ser discriminado por ser branco – o que gerou memes e brincadeiras nas redes sociais.

+ Ferrugem pisa de propósito em braço de fã durante show: ‘Foi para me defender’

Maristela Failde disse que o filho até cogitou desistir do sonho de ser cantor. “Me emociona muito falar que ele já foi até muito humilhado para chegar onde chegou. O próprio preconceito, porque todo mundo vê que ele é um menino muito branquinho, da pele muito branca, ruivo, cheio de sardas, e olhavam para ele e diziam: ‘Ele? Esse moleque aí, branco, azedo?'”, disse.

+ Após abandonar show e pisar em mão de fã, cantor Ferrugem diz que vai buscar tratamento

Por conta do que ouvia, a mãe revelou que Ferrugem pensou em desistir: “Ele vivia dizendo: ‘Mãe, não dá! Eu quero, mas é muito difícil’. Eu falei: ‘Você vai continuar'”, relembrou emocionada.

Para a surpresa de Ferrugem, sua mãe apareceu no estúdio cantando Primavera, de Tim Maia. Emocionado, ele fez um dueto junto de Maristela que recebeu um buquê de flores de Ana Maria.

Além do depoimento da mãe, a esposa, Thais Vasconcellos, e a filha mais velha, Júlia Souza, participaram. A fala de Júlia gerou brincadeiras entre os participantes do Mais Você, pois ela disse amar o pai, mesmo ele colocando-a de castigo.

‘Racismo reverso’

Frequentemente usado, o conceito de racismo reverso – quando um branco sofre, supostamente, discriminação pela cor da pele – é errado. “Não há racismo às avessas porque não existe uma estrutura que negue sistematicamente poder aos não negros”, resume a professora da Uerj Janaína Damaceno, doutora em Antropologia Social, à agência de notícias Alma Preta.

“Um negro pode até ser preconceituoso em relação a um branco, o que normalmente é um caso isolado, mas isso não muda a estrutura racial brasileira. Brancos não deixarão de ter poder e privilégios por causa disso. Não retira nem o poder, nem os privilégios da branquitude”, explica a especialista (a entrevista completa pode ser vista aqui).  

Nas redes sociais, a participação da mãe do cantor repercute entre os internautas, principalmente pelo fato dela ter dito que o filho sofreu preconceito por ser branco.

Veja parte da repercussão:

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!