Olha a chuva! Tempo muda em BH e fim de semana será chuvoso e frio

Amanda Dias/BHAZ

Se você estava pensando em aproveitar o sol dos últimos dias em Belo Horizonte para programar a ida ao clube ou até mesmo um churrascão com a família e os amigos é melhor rever os planos. A chegada de uma frente fria a Minas Gerais trará chuva e frio para a capital mineira no final de semana.

A previsão do tempo trazia a possibilidade de que ocorressem chuvas em BH, desde o começo dessa semana. Faz quase dois meses que o belo-horizontino não vê chuva na cidade; o último registro foi no começo de junho (relembre aqui).

Em entrevista ao BHAZ, o meteorologista Fábio Rocha, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec/Inpe), disse que a população da capital precisará retirar o casaco do guarda-roupas e a sombrinha da bolsa neste fim de semana.

“A partir de amanhã (sábado), o tempo mudará com o sol dando lugar às chuvas que ocorrerão em pontos isolados e a qualquer hora do dia. A temperatura ficará entre 17º C e 26º C, no sábado (3)”, disse.

A Defesa Civil de BH alerta que as chuvas poderão vir acompanhadas de raios e rajadas de vento e o volume estimado é de 20mm a 40mm.

Se no sábado as precipitações serão isoladas, no domingo (4) ela abrangerá a cidade como um todo. “O domingo será um dia chuvoso e com uma maior queda na temperatura. A mínima ficará em torno de 16º C, enquanto a máxima vai para 22º C”.

Reviravolta no tempo

A reviravolta no tempo é ocasionada pela atuação de uma frente fria em São Paulo. “Ainda nesta sexta ela chegará ao Sul de Minas e, no fim de semana, em BH. As precipitações serão boas para melhorar o ar da cidade. A umidade relativa, no período da tarde ficará entre 50% e 60%”.

Ao longo da próxima semana a tendência é de que o sol volte a aparecer entre nuvens e que as temperaturas subam gradativamente.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!