Sensor contra abuso sexual alerta que roupa está sendo tirada à força

(MIT Media Lab/Reprodução)

Um adesivo, que pode ser acoplado ao sutiã ou qualquer outra peça de roupa que uma mulher esteja vestindo, foi criado pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, com o intuito de coibir casos de agressão sexual.

De acordo com o blog Olhar Digital, a solução integra um sistema que funciona de duas maneiras: um modo ativo para casos em que a vítima está inconsciente ou não pode lutar contra o agressor; e um modo passivo em que a vítima pode ativar o mecanismo de segurança ao pressionar um botão.

A invenção é da pesquisadora do MIT, a indiana Manisha Mohan. Ela explica que desenvolveu o produto com base nos casos de assédio sexual ocorridos no seu país de origem, a Índia, onde muitas mulheres sofrem com agressões e, geralmente, precisam estar em casa ou em locais seguros antes do anoitecer.

“Esse projeto foi uma maneira de oferecer algum tipo de recurso tecnológico que trouxesse mais segurança para as mulheres. Não precisamos de seguranças pessoais ou guarda-costas. Precisamos de recursos para nos protegermos por nós mesmas e estarmos sozinhas em segurança. E é isso que espero que esse projeto possa oferecer”, diz.

Manisha explica que o produto é uma espécie de adesivo que pode ser colado em qualquer peça de roupa, e que se adere a quase todas as superfícies.

“Ao detectar que uma peça de roupa está sendo tirada à força, uma notificação é enviada para o celular da vítima para que ela confirme que há consentimento ou não”, diz.

(MIT Media Lab/Reprodução)

Se não houver interação da vítima com o celular em um período de 30 segundos, um alarme começa a ser emitido, também pelo aparelho. Caso o barulho não intimide o agressor, em 20 segundos uma segunda medida de segurança é ativada.

Ela consiste no acionamento de uma lista de contatos pré-definida pelo usuário, que começam a receber notificações (como esta abaixo, que diz: ‘Estou em risco. Por favor ajude-me’) sobre o ataque e a localização da pessoa via Google Maps.

(MIT Media Lab/Reprodução)

O adesivo não deixa marcas nem danifica a roupa, ela garante. Ele é composto por elementos condutores de sinais, não condutores e hidrogel.

Assista ao vídeo divulgado pelo MIT no qual a pesquisadora explica o projeto (em inglês).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!