BH tem ventos de 95 km/h, atinge dois níveis antes de furacão e sensação térmica chega a -4ºC

Elza Fiúza/Agência Brasil + Amanda Dias/BHAZ

A madrugada desta segunda-feira (5) foi marcada por uma intensa ventania em Belo Horizonte. Em alguns pontos da cidade, o vento ultrapassou os 90km/h – ficando a dois níveis de furacão – e junto com ele veio o frio. A capital mineira registrou sensação térmica de -4ºC, nesta manhã, e a previsão é de que as baixas temperaturas continuem nos próximos dias.

Em entrevista ao BHAZ, o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que os ventos alcançaram a velocidade de 95km/h na capital mineira.

“Esse registro ocorreu às 3h na estação Cercadinho, que é um dos pontos mais altos da cidade. Os ventos fortes são esperados até a quarta-feira (7), devido ao sistema de alta pressão que favorece ventos intensos à noite”, disse.

A velocidade registrada na capital atingiu o índice 10, apenas dois níveis antes de furacão, segundo a Escala de Beaufort. No índice 10 – com chuva ou sem -, a velocidade dos ventos fica entre 89 e 102km/h.

A escala é usada para classificar a intensidade dos ventos e tem 12 níveis. A recebida pela capital mineira atingiu a décima, considerada de tempestade ou “muito dura”. Após esse índice, existem apenas dois: tempestade violenta e o último, furacão.

Escala que mede a velocidade dos ventos (Reprodução/Wikipedia)

O meteorologista ainda explicou que, no inverno, ventos fortes são esperados, pois com a perda radioativa, à noite, uma das camadas planetárias fica mais baixa e favorece a ventania. Nas redes sociais, o vento intenso foi comentado por alguns internautas.

Frio continua

Para a semana que começa, há previsão de que o frio continue, principalmente no período da noite e começo do dia. A mínima registrada foi de 10ºC, com sensação de -4ºC em Cercadinho e a máxima esperada é de 23ºC nesta segunda-feira, em BH. “Quando a menor temperatura foi registrada, os ventos alcançaram 72km/h, às 7h, na estação Cercadinho, e 21km/h, na Pampulha”, contou.

A chuva era aguardada no fim de semana para Belo Horizonte, porém a previsão acabou não se concretizando e Cléber explica o motivo. “Podemos dizer que a frente fria chegou fraca na capital e, por conta disso, não proporcionou as chuvas. Para hoje (5), ainda temos possibilidade de chuviscos, mas chuva mesmo só em setembro. Essa frente melhorou a qualidade do ar, pois trouxe mais umidade”, esclarece.

Hoje à tarde a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 55%, bem melhor do que os 30% registrados nas duas últimas semanas.

Para as demais regiões de Minas Gerais, deve chover no Jequitinhonha, Mucuri e Triângulo. Já nas demais áreas o tempo ficará parcialmente nublado, assim como em BH. No Estado, a mínima variará de 4ºC a 6ºC e a máxima entre 31ºC e 33ºC.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!