Home Seções Farsa ou Fato [Farsa ou Fato] Nordeste pode ser atingido por tsunami após tremor de terra?

[Farsa ou Fato] Nordeste pode ser atingido por tsunami após tremor de terra?

Várias redes sismográficas mundiais, entre elas algumas que fazem parte da rede no Brasil, registraram um tremor de terra de 5,8 graus de magnitude na escala Richter na costa do Nordeste. O abalo ocorreu no Oceano Atlântico, às 0h40, desta segunda-feira (5).

De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o epicentro foi a 740 km de distância de Fernando de Noronha, 1.100 km de distância do litoral Potiguar e 100 km a Leste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Ainda segundo o laboratório, o hipocentro do tremor teve profundidade estimada em 10 km, com uma movimentação de falha do tipo sem rejeito (deslocamento) vertical.

Assim que o registro do tremor começou a repercutir, internautas de diferentes partes do país entraram em alerta e mensagens a respeito de um possível tsunami no Nordeste tornou-se um dos assuntos mais comentados das redes sociais. Mas, será que o abalado pode mesmo provocar ondas gigantes por lá?

Apesar da preocupação com um possível tsunami atingindo a costa do Nordeste, muita gente fez piada com a situação. Não demorou, no entanto, para que diversos órgãos começassem a se posicionar a respeito do assunto. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) foi um deles. “Tremores nessa região não geram tsunamis. O movimento transcorrente não provoca tsunami. Além da magnitude muito baixa que não tem condições de gerar tsunami”, informa em comunicado.

Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos confirma que o local em terra mais perto do epicentro do tremor fica no Nordeste, mas não emitiu nenhum alerta para tsunami. O próprio Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte também afastou a possibilidade de grandes ondas atingirem o litoral nordestino.
Os responsáveis explicam que “falhas transcorrentes, no meio do oceano, mesmo para magnitudes maiores, não provocam tsunamis”.

Portanto, a informação de que um tsunami pode atingir a costa do Nordeste trata-se de uma FARSA.

Comentários