DE GRAÇA! Filmes finalistas ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro serão exibidos no Cine Humberto Mauro, em BH

(Chacrinha+My name is now+O processo/Divulgação)

A partir desta quarta-feira (7), até dia 14, o Cine Humberto Mauro recebe os filmes finalistas ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na 6ª Mostra de Filmes Finalistas, que percorrerá 14 cidades e oito estados brasileiros. Com 22 filmes na programação e entrada gratuita, a mostra exibe longas como Chacrinha: O velho guerreiro, de Andrucha Waddington; O paciente: O caso Tancredo Neves, de Sergio Rezende; My name is now, Elza Soares, de Elizabete Martins Campos; e O processo, de Maria Augusta Ramos, entre vários outros.

Juntamente com a exibição dos finalistas ao prêmio do cinema brasileiro, a curadoria do Humberto Mauro preparou uma lista com sucessos de bilheteria íbero-americanos que podem ser conferidos pelo público.

A mostra dos finalistas dos filmes brasileiros busca incentivar a participação do público por meio do voto popular, por meio de formulário online, disponível em (http://academiabrasileiradecinema.com.br/), para que os finalistas ao Grande Prêmio sejam indicados.

Pela primeira vez o Grande Prêmio se torna itinerante e, além de transitar entre o eixo Rio de Janeiro – São Paulo, chega também ao Norte e Nordeste do país. Segundo Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema, trata-se de um movimento de aproximação dos profissionais do setor em âmbito nacional, celebrando a diversidade da indústria cinematográfica no Brasil.

De acordo com Bruno Hilário, gerente do Cine Humberto Mauro, a parceria entre a Academia Brasileira de Cinema e a Fundação Clóvis Salgado oferece a possibilidade de se ter acesso a um instigante panorama da produção recente nacional e internacional.

“Além disso, trata-se de uma oportunidade rara para o público conferir na grande tela e de maneira gratuita filmes ibero-americanos e brasileiros que não encontraram espaços de exibição na cidade ou que ficaram em cartaz por pouco tempo”, observa o gerente.

Filmes estrangeiros

Infiltrado na Klan, de Spike Lee (Divulgação)

Na mostra, estão também grandes sucessos de bilheteria de filmes estrangeiros, como Infiltrado na Klan (2018), filme dirigido por Spike Lee. A trama, baseada em fatos reais, acompanha um policial negro infiltrado no grupo extremista KluKluxKlan para impedir ataques racistas. Outro grande sucesso norte-americano que integra a mostra é Bohemian Rapsody (2018), longa dirigido por Bryan Singer, que acompanha o surgimento da banda Queen na década de 1970 e os sucessos e excessos do cantor Freddie Mercury ao longo dos anos.

Já entre os filmes íbero-americanos, a gerência do Humberto Mauro destaca Uma noite de 12 anos (2018), de Álvaro Brechner, que companha José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro, militantes que lutam contra a ditadura local, mas acabam sendo presos em ações distintas e encarcerados, sobrevivendo à tortura e à alienação da sociedade sem saber se seriam soltos algum dia.

Acesse a programação completae veja aqui as sinopses  dos filmes.

Serviço

Mostra Filmes Finalistas Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Onde? Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) – avenida Afonso Pena, 1537- Centro – BH

Quanto? Gratuito

Quando? De 7 a 14 de agosto

Informações para o público?: (31) 3236-7400

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!