Suspeito derruba PM em abordagem na capital e vídeo viraliza

YouTube/Reprodução

Uma abordagem da Polícia Militar (PM) ocorrida nessa segunda-feira (5), no bairro Alto Vera Cruz, região Leste de Belo Horizonte, virou assunto nas redes sociais e repercute entre internautas de todo o país. Registrada em vídeo, a ação dá o que falar por conta da atitude de um rapaz que, ao ser imobilizado por um militar, conseguiu se desvencilhar e derrubar o policial, escapando correndo na sequência. Moradores da região relatam excesso de força por parte da PM. No entanto, por meio de nota, a corporação justifica o ocorrido.

Mesmo tendo escapado momentaneamente, o suspeito foi preso junto com outras duas pessoas. Os três são apontados pela PM como sendo donos de uma “pistola semi-automática calibre 9 mm, municiada com 10 cartuchos intactos, além de um pote contendo diversas pequenas porções de maconha”. Além disso, eles seriam autores de roubos, agressões e outros delitos.

O momento foi acompanhado por moradores da rua Fernão Dias, que reclamaram da postura dos policiais em relação ao suspeito. De acordo com nota da corporação (leia na íntegra abaixo), “ao ser dada ordem legal de parada para abordagem policial sob fundada suspeita, um dos indivíduos desobedeceu a ordem dos policiais militares, resistindo à abordagem, por meio de agressões físicas, sendo lhe dada voz de prisão”.

Ação desproporcional

As pessoas que faziam as filmagens disseram que a ação dos policiais foi desproporcional e abusiva. Em determinado momento de um dos vídeos que circulam, um morador diz: “Vou filmar mesmo, isso aí é covardia! Você está enforcando o cara!”. Nesta hora, o rosto do homem aparece e ele começa a tossir bastante.

Durante a confusão, algumas pessoas tentam conversar com os policiais, mas foram empurradas e atingidas por gás de pimenta. Em determinado momento, um dos policiais chega a sacar uma arma.

Quando o suspeito consegue se soltar um pouco do policial, ele desfere um golpe de luta e joga o militar ao chão. O homem foge e os populares em volta comemoram.

A nota da PM ainda informa que “todas suas ações são pautadas para a garantia de Lei e da Ordem Pública, de forma isonômica e dentro do ordenamento jurídico brasileiro”.

Nota da Polícia Militar

“A Polícia Militar, por intermédio do 22° Batalhão, esclarece, em relação a um vídeo que circula nas redes sociais, sobre a imobilização de um indivíduo preso no Aglomerado Alto Vera Cruz, Região Leste de Belo Horizonte, que os fatos se deram por volta das 09:30 horas desta segunda-feira, dia 05/08/2019, quando policiais realizavam patrulhamento e suspeitaram de dois indivíduos, em uma motocicleta, próximo a um local conhecido por tráfico de drogas.

Ao ser dada ordem legal de parada para abordagem policial sob fundada suspeita, um dos indivíduos desobedeceu a ordem dos policiais militares, resistindo à abordagem, por meio de agressões físicas, sendo lhe dada voz de prisão. Um dos militares tentou imobilizar o agente com o uso de técnicas de imobilização, momento em que alguns populares tentaram tomar o preso, com o uso de força física, investindo contra os militares, bem como proferindo palavras ofensivas e de menoscabo, incitando à violência. Aproveitando-se da situação, o tal agente conseguiu desvencilhar-se da imobilização e evadiu.

Houve a prisão de três indivíduos em flagrante delito, inclusive o infrator fugitivo, sendo os mesmos encaminhados à CEFLAN 1. Em diligências, os policiais militares conseguiram apreender uma pistola semi-automática calibre 9 mm, municiada com 10 cartuchos intactos, além de um pote contendo diversas pequenas porções de maconha, pertencentes a um dos infratores, o qual possui que possui vasta ficha criminal e registros policiais de tráfico, porte de arma, ameaça e direção perigosa. Os outros infratores presos também possuem registros de prisão, sendo que um destes possui registros policiais por agressão, uso e consumo de drogas, receptação e direção perigosa, e o segundo possui registros policiais como autor de crimes de dano, apropriação indébita e ameaça.

A Polícia Militar informa que todas suas ações são pautadas para a garantia de Lei e da Ordem Pública, de forma isonômica e dentro do ordenamento jurídico brasileiro.

Assessoria de Comunicação Organizacional do 22º BPM”

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!