Home Notícias BH [Farsa ou Fato] ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e pólio será em agosto?

[Farsa ou Fato] ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e pólio será em agosto?

O surto de sarampo em estados próximos a Minas Gerais, como São Paulo (901 casos) e Rio de Janeiro (5), tem aumentado a divulgação sobre a importância da vacinação. Prova disso é que circula nas redes sociais um informativo sobre o “Dia D” de vacina contra o sarampo e a poliomielite.

A imagem enviada em diversos grupos de WhatsApp aponta que a vacinação será realizada no próximo dia 18 de agosto, domingo. Mas será que essa mensagem está correta?

Imagem está sendo compartilhada em diversos grupos de mensagens (WhatsApp/Reprodução)


O BHAZ entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) para descobrir se a informação é fato ou fato. Mas, antes disso, vamos aos casos dessas doenças na capital.

Desde o começo do ano, segundo a SMSA, dois casos de sarampo foram confirmados em pessoas que moram na capital mineira – nos anos anteriores (2017 e 2018), nenhum foi registrado. Já a poliomielite não tem caso confirmado desde 1987 na capital mineira.

Em toda Minas Gerais, quatro pessoas tiveram o sarampo confirmado (incluindo os de BH), sendo que em um dos casos o paciente é estrangeiro e havia realizado uma viagem para a Europa recentemente. Ainda não há registro de mortes por sarampo em Minas neste ano.

‘Dia D’

Sobre o “Dia D” da vacinação “marcado” para o dia 18, a SMSA informa que a informação não procede, portanto, é FARSA a mensagem que circula nas redes sociais. A arte enviada nas redes sociais trata-se de uma campanha realizada no estado de São Paulo.

“A data da Campanha de Vacinação contra a Pólio e Sarampo ainda será definida pelo Ministério da Saúde”, informou a secretaria. O BHAZ entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber se há previsão de quando será realizada a campanha nacional de vacinação, mas não teve as ligações atendidas até o fechamento desta matéria.

Vacinação normal nos postos de saúde

A população belo-horizontina pode procurar um dos 152 centros de saúde da capital para se imunizar contra as doenças. Para a proteção contra o sarampo são necessárias duas doses, para quem tem até 29 anos de idade. Para maiores de 29 anos é necessária apenas uma.

Com relação à vacinação contra o sarampo, a Triviral (sarampo, rubéola e caxumba), o quadro abaixo mostra como está a cobertura em BH. Os dados de 2019 são de janeiro a maio:

Cobertura vacinal Triviral (sarampo, rubéola e caxumba), referentes ao ano de 2018 a maio de 2019 em crianças de 1 ano de idade:
  Dose 1 Dose 2
2018 93,3% 82,9%
2019* 95,2% 76,2%

Fonte: SISREDE


Pólio

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

De acordo com o balanço das doses aplicadas nos Centros de Saúde de Belo Horizonte, de janeiro até novembro de 2018, 89% das crianças menores de um ano de idade foram vacinadas contra a poliomielite e 81,5% das crianças com idade entre 1 e 4 anos de idade também receberam a dose.

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Comentários