Projeto quer garantir distribuição gratuita de absorventes em escolas municipais de BH

Alunos de escolas municipais, como a Solar Rubi, receberiam absorventes (Reprodução/Google Street View)

Absorventes poderão ser distribuídos de forma gratuita nas escolas municipais de Belo Horizonte. É o que prevê um projeto, cuja justificativa é que adolescentes deixam de ir às aulas durante o período menstrual. A iniciativa, portanto, diminuiria a evasão escolar de estudantes de baixa renda. O PL ainda precisa ser votado pelos vereadores.

“Nas nossas escolas temos meninas de famílias muito carentes e o fato do absorvente não ter um valor tão acessível faz com que o produto não seja comprado. Nestes casos a compra do produto acaba gerando um grande efeito no orçamento doméstico”, afirma ao BHAZ o autor da proposta – PL 793/2019 -, o vereador Coronel Piccinini (PSB).

A falta do item de higiene, segundo Piccinini, faz ainda com que as meninas deixem de ir às escolas durante a menstruação. “Muitas jovens estudantes abandonam as escolas quando começam o período menstrual ou faltam às aulas, numa média de cinco dias por mês durante esse período. Isso significa que essas estudantes perdem em média 45 dias de aula por ano”, alega em um trecho da justificativa do PL.

Procurada pelo BHAZ, a diretora do Sind-Rede, que representa os educadores da rede pública de BH, Vanessa Portugal, aprova e ideia, apesar de questionar o método de distribuição do produto.

“De fato existe um grau de empobrecimento das famílias das estudantes e o absorvente é um item de higiene de primeira necessidade. Acho que talvez essa disponibilização deveria ser por parte da área da saúde. É a primeira vez que ouço essa questão ser levantada”, afirma.

O texto garante que a compra dos absorventes acontecerá por meio do Poder Executivo. Na Câmara, o PL recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça. Antes de ser levado ao Plenário para votação precisará passar pelas Comissões de Mulheres; de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, e de Orçamento e Finanças Públicas.

O PL pode ser lido na íntegra clicando aqui.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!