Lula não quer ir para o regime semiaberto; petista já pode pedir progressão

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para que seus advogados não solicitem que seu regime de prisão passe de fechado para semiaberto ou aberto. De acordo com a Folha de S. Paulo, o petista deseja ir para a casa somente se for absolvido ou se a sentença for anulada no caso do tríplex do Guarujá.

Caso aconteça a absolvição de Lula, ele recuperará seus direitos políticos que, atualmente, estão cassados devido à condenação em segunda instancia. O petista está enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

O ex-presidente cumpre pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão, e já tem o direito à progressão de regime, pois, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), ele já cumpriu um sexto da pena. Especialistas apontam que Lula terá esse direito a partir de setembro, já que o parecer da PGR aguarda avaliação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A defesa de Lula ainda não requisitou os benefícios de mudança de regime. Preso em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, Lula permanece em um cômodo que mede cerca de 15 metros quadrados, incluindo banheiro. Apesar de não manter contato com outros presos, ele recebe diariamente a visita de seus advogados.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!