Fechem as janelas! Após dia mais quente do inverno, frente fria chega a BH

Amanda Dias/BHAZ

Belo Horizonte registrou nesta terça-feira (13) o dia mais quente do inverno, alcançando a máxima de 30,6ºC, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, quem espera dias quentes para o próximo feriado prolongado, a partir de quinta (15), deve ter os planos frustrados. É que, partir desta quarta (14), uma frente fria chega a Minas Gerais.

Segundo o meteorologista Cléber Souza, do Inmet, o dia quente é um presságio para a queda de temperatura nos próximos dias. “Amanhã – quarta – o céu já amanhecerá com uma quantidade maior de nuvens na capital. Haverá ventos moderados, mas, a temperatura máxima sofrerá uma queda e deve girar em torno de 24ºC, com a mínima em 13ºC”, conta.

Já na quinta-feira, o dia deve amanhecer frio na capital, com termômetros na casa dos 15ºC e uma sensação gelada por conta dos ventos. O meteorologista recomenda, inclusive, que os belo-horizontinos durmam com as janelas fechadas de quarta para quinta.

“Será uma transição de uma noite mais abafada para uma manhã com muitos ventos, uma umidade maior, e uma temperatura baixa”, diz. Na quinta, os termômetros não devem passar de 25ºC.

A tendência é que as temperaturas caiam ao longo dos dias até o próximo domingo (18). “Vai chegar uma frente fria vinda do Rio de Janeiro e ela trará uma massa de ar polar. Com isso, no fim de semana, nós poderemos ter temperaturas de até 11ºC”, diz.

No mês passado, BH bateu recorde de frio em 2019 com 9,1ºC. Questionado se teremos um novo recorde de frio, Cleber disse que não. “Essa massa de ar é mais fraca e deve passar mais rápida. Não tem a mesma força da que passou por Minas no mês passado. Em alguns pontos do Sul do Estado, nós teremos temperaturas bem baixas. Mas, em BH e região, acredito que não será tão intenso como junho”, conta.

O meteorologista afirma que até o fim do inverno, no dia 21 de setembro, mudanças repentinas de temperatura podem ocorrer. “Até esse dia as massas de ar podem chegar a qualquer momento”.

Alerta de baixas temperaturas

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para queda de temperatura na capital. Segundo o órgão, as temperaturas podem ficar abaixo de 11ºC ao amanhecer. 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!