Paciente tem pênis reconstruído 18 anos após membro ser decepado por mordida de cachorro

Cirurgia foi realizada no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Reprodução/Pixabay + Divulgação/Hupes)

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), o Hospital das Clínicas de Salvador, na Bahia, realizou uma cirurgia inédita de reconstrução peniana em um paciente cujo membro foi decepado quando ele tinha apenas 8 meses. A operação possibilitou a retomada de todas as funções do órgão do jovem, inclusive as capacidades sexuais. Ele tem 18 anos atualmente e já recebeu alta. O procedimento foi realizado no fim do mês passado.

De acordo com o Hospital das Clínicas, o paciente teve o pênis decepado ainda quando criança por conta da mordida de um cachorro. Aos 11 anos, ele passou por uma reconstrução com retalhos de pele por razões estéticas e psicológicas. Agora, aos 18, ficou dois dias internado para realizar a nova cirurgia.

Chefe do setor de urologia do Hupes, o médico Ubirajara Barroso foi o responsável por comandar a cirurgia do paciente. Ele explica que o procedimento é complexo. “Quando o paciente tinha 11 anos, nós realizamos uma reconstrução, mas apenas com retalhos de pele somente por razões estéticas e psicológicas. Na ocasião, foi o sexto caso no mundo. Agora sete anos depois, fizemos este procedimento inédito, que é a reconstrução do pênis com o tecido erétil que estava embutido na região perineal. Como resultado o paciente tem um novo pênis capaz de realizar penetração”, disse.

Apesar de a cirurgia de reconstrução de pênis ter se desenvolvido nas últimas décadas, sua reconstrução continua sendo um grande desafio do ponto de vista anatômico, funcional e estético. “Esse procedimento abre espaço para que pacientes com tumores, amputações e problemas congênitos consigam passar pela reconstrução peniana e não só de forma estética mas devolvendo todas as funções do órgão”, descreve o médico.

Com Hupes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!