Gavião não resiste e morre após ter asa decepada por linha chilena em BH

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Morreu na tarde desta quinta-feira (15) um gavião que havia sido resgatado nessa quarta no bairro Ipê, região Nordeste de Belo Horizonte, após ser atingido por uma linha chilena. A ave teve uma das asas decepadas e não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o gavião foi encontrado no quintal de uma casa localizada na rua Delegado Paulo Olegário. Ele chegou a ser levado para uma clínica veterinária, mas morreu horas depois.

+ Motociclistas de BH podem ser obrigados a usar antenas contra cerol e linha chilena

A linha chilena é usada para empinar pipas e papagaios e tem poder cortante quatro vezes maior do que o cerol. E os animais não são as únicas vítimas: nas últimas semanas, dois adolescentes foram atingidos pelo mesmo material na Grande BH. Um deles, um menino morador de Betim, teve uma das pernas amputadas como consequência de um acidente com linha chilena.

Crime

Em Minas, o uso da linha chilena é crime tipificado pela Lei 14.349 de 2002. As penas podem ser de detenção e multa de até R$ 1,5 mil para quem usar o material cortante. Vender a linha também é crime e a detenção pode ser de dois a cinco anos de prisão, além de multa.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!