Monobloco promove oficinas em BH para interessados em batucar no Carnaval 2020

Oficina com percussionistas do Monobloco (Viviane Chaffim/Divulgação)

Faltam sete meses para o Carnaval 2020, mas a Oficina Monobloco BH já está a todo vapor. Noventa pessoas participam das aulas, comandadas pelos mestres cariocas Celso Alvim, C. A. Ferrari e Ernani Cal, que se revezam para estar na capital mineira, semanalmente, sempre às quartas-feiras, para transmitir o conhecimento e a experiência de quase duas décadas de Monobloco, para os mineiros.

Neste ano, além de preparar batuqueiros para animar os foliões no Carnaval 2020, a oficina tem como propósito preparar os intérpretes, professores e mestres locais, garimpar talentos e formar um time na cidade, para a participação em eventos de rua e do pré-carnaval durante todo o ano. 

“A bateria mineira do Monobloco toca no Carnaval de Belo Horizonte desde 2017. Já arrastamos mais de 1 milhão de pessoas, somando o público dos últimos três anos. BH tem um potencial enorme para eventos de rua, que ocorrem não apenas no Carnaval, mas durante o ano. Por isso, nós queremos mais: vamos montar um time local, com músicos mineiros, para que o Monobloco possa batucar na cidade durante o ano inteiro”, explica um dos fundadores e mestre do Monobloco, Celso Alvim.

A estreia deste formato será no sábado (24), quando os mestres mineiros, que estão no Monobloco desde 2016 – Vinicius Mesquita, Deivison Honorato, Lázaro Medeiros e Erick Vilela – comandarão a bateria local para uma participação especial no Ensaio da Bartucada (das 13h às 20h, na Quadra da Bartucada).

A apresentação terá como convidado o músico, cantor, compositor e instrumentista, Erick Marliere, que há 20 anos faz parte do cenário musical de Belo Horizonte como vocalista das Bandas Sambatôa, Bloco Balanço e Jukebox.

Criado em 2000 pelo grupo Pedro Luís e a Parede, C.A. Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva, como uma oficina carnavalesca, o Monobloco é, na atualidade, um dos mais procurados no Carnaval do Rio de Janeiro. Tem o diferencial de usar instrumentos de escolas de samba para tocar ritmos como o funk, coco, xote, marchinha, ciranda e charm. Com o sucesso nas ruas do Rio, o Monobloco passou a fazer shows em todo o país e, atualmente, tem três CDs gravados e dois DVDs.

Oficina Monobloco BH

A oficina teve início em maio de 2016, realizando o seu primeiro desfile em Belo Horizonte na terça-feira do Carnaval de 2017, no entorno do Mineirão. Desde então, vem capacitando batuqueiros locais, que se apresentam no Carnaval de BH. Para participar não é necessário ter experiência musical prévia.

Nas oficinas, os alunos têm a oportunidade de experimentar diferentes instrumentos na primeiras aulas para depois escolherem o que melhor se encaixa no seu projeto pedagógico. O conteúdo inclui exercícios de musicalização, ensino da técnica de cada instrumento e prática de ritmos e repertório.

Além disso, são oferecidos material audiovisual e apostilas para apoio no estudo em casa. Os instrumentos trabalhados são agogô, chocalho, tamborim, caixa, repique e surdo. Um diferencial da oficina é que o Monobloco disponibiliza os instrumentos para os alunos fazerem as aulas. “

As aulas da Oficina Monobloco BH acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h, no Granfino’s (inscrições pelo email: [email protected]) .

Serviço

Ensaio da Bartucada – Participação especial Bateria Monobloco BH

Quando? Sábado, 24 de agosto, das 13h às 20h

Onde? Quadra da Bartucada – Avenida Dom pedro II, 3.337, Caiçara/BH.

Ingressos: Até 17/8, R$ 25 | De 18/8 a 24/8, R$ 30

Como comprar? www.sympla.com.br ou via link direto https://bit.ly/33vWjba

Outras informações? Clique aqui


SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!