Transformação de professora viraliza e deixa internautas incrédulos

Reprodução/Facebook

Uma professora natural do Rio de Janeiro surpreendeu internautas de todo o Brasil ao publicar, no Facebook, fotos que mostram a transformação pela qual ela passou em um intervalo menor que um ano. Renata Martins, de 35 anos, não esperava alcançar tantas pessoas, mas as imagens do “antes e depois” viralizaram e têm dado o que falar nas redes sociais. Vem ver!

A carioca fez a postagem com uma foto antiga e uma atual na última quarta-feira (14). E, na legenda, falou sobre como pessoas e ambientes tóxicos podem afetar a vida dos outros. Foi o suficiente para que a publicação fosse compartilhada aos montes. Ao todo, já são mais de 8 mil compartilhamentos, além de 6 mil reações e centenas de comentários.

Na maioria das mensagens, internautas questionam se as duas mulheres que aparecem nas imagens são a mesma pessoa. Outros querem saber “qual a receita” utilizada pela mulher para a transformação. Há ainda aqueles que tecem elogios e parabenizam a professora pela conquista.

Ao BHAZ, Renata contou nesta sexta-feira (16) que ainda está surpresa com toda a repercussão das imagens. “Ainda estou atônita com tudo que está acontecendo. Muita gente me ligando, mandando mensagem e pedindo ajuda. São pessoas do Brasil e de fora, da Espanha, da Holanda”, conta.

Segundo a carioca, a foto do “antes” foi tirada para a habilitação provisória, que deve vencer no próximo mês. Ela explica que enfrentava diversas dificuldades na época em que o clique foi feito. “Foi uma fase muito difícil pela qual eu estava passando, muita gente duvidou que fosse eu mesma nas duas. Mas vivi diversos processos e acabei perdendo 30 kg em cinco meses”, diz.

O emagrecimento, no entanto, teve pouco a ver com autoestima, como conta Renata. “Eu sempre lidei bem com minha autoestima, mesmo acima do peso, nunca foi um problema pra mim. Resolvi passar por um processo de emagrecimento para ajudar uma amiga que tinha perdido o pai e estava em depressão. Começamos um programa de emagrecimento juntas, ela queria perder 10 kg e perdeu 8 kg, eu acabei perdendo 30 kg”, explica.

Segundo a professora, uma amiga do trabalho foi a responsável indireta por fazê-la publicar as fotos no Facebook. “Uma amiga pediu meu documento e ficou espantada ao ver a foto. Foi então que comecei a pensar sobre o que vivi na época da imagem em que eu não me cuidava e resolvi postar”, conta. “Eu atribuo minha mudança a várias coisas, mas principalmente em relação à energia que chegava até mim. Muita gente pensou que eu estivesse falando sobre relacionamento abusivo, mas não foi o caso. Infelizmente acontece com várias mulheres”, continua a mulher, que é casada há 12 anos e tem um relacionamento que já dura há 16.

Agora, com toda a repercussão das imagens, Renata planeja continuar publicando mensagens de autoestima para quem a segue e também a voltar a estudar. “Penso em fazer psicologia, acredito que posso ajudar as pessoas por ter empatia e ser engajada. Os meus post’s são sempre voltados para isso, para incentivar, dar força aos outros”, finaliza a mulher.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!