Tempestade com pedras de granizo mata mais de 11 mil pássaros

Divulgação/Montana FWP

Uma tempestade de granizo com ventos de até 70 km/h pode ter causado a morte ou mutilação de milhares de aves, na região de um lago no Estado de Montana, no Oeste dos Estados Unidos da América. Autoridades locais afirmam que pedras de granizo de duas polegadas mataram entre 20% e 30% das aves da região. O caso ocorreu no último dia 11.

Segundo o Departamento de Peixes, Vida Selvagem e Parques de Montana, um proprietário de terras vizinho à região atingida pela tempestade relatou que uma pedra de granizo do tamanho de uma bola de beisebol quebrou janelas na área na noite de domingo.

O biólogo especialista em vida selvagem da fundação, Justin Paugh, estima que entre 11 e 13 mil aves tenham sido afetadas pela tempestade. As aves sobreviventes ficaram com as asas quebradas, crânios despedaçados, ferimentos internos e outros traumas. Por conta disso, elas não devem resistir ao ferimentos.

Além de ferir e matar os animais, a tempestade destruiu plantações, quebrou janelas e quebrou telhados e veículos em toda a região.

O porta-voz do departamento, Bob Gibson, disse ao canal NBC que o lago a noroeste do Billings atraiu mais aves que o normal neste verão depois de uma primavera chuvosa.

O porta-voz disse ainda que é comum que tempestades matem pássaros, contudo, algo desta dimensão é inédito. Oficiais agora vão monitorar o lago para evitar que as carcaças dos pássaros causem doenças, por conta da decomposição.

Paugh disse que o ponto positivo é que “o lago ainda está coberto de aves aquáticas que estão vivas e saudáveis”. “A vida vai continuar”, afirmou.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!