Exposição ‘Beleza em Movimento’ mostra a força do design italiano em carros e objetos

(Léo Lara/Studio Cerri)

Carros e arte se misturam na exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano, que estreou neste mês de agosto em Belo Horizonte e vai até 3 de novembro na Casa Fiat de Cultura. A mostra é inédita e reúne mais de 100 peças, entre obras de arte, automóveis, objetos, miniaturas e instalações multimídia.

A exposição fica em cartaz até 3 de novembro na Casa Fiat de Cultura
A exposição fica em cartaz até 3 de novembro
na Casa Fiat de Cultura (Foto: Léo Lara/Studio Cerri)

A narrativa da exposição se desenvolve a partir de cinco importantes ícones do design italiano de automóveis. Eles foram responsáveis por pautar novas estéticas entre as décadas de 1910 e 1960.

São elas as casas Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, GFG Style e Zagato. Esta última, aliás, celebra 100 anos em 2019. Cada uma delas está bem representada. Confira:

  • Carrozzeria Bertone – Alfa Romeo Giulia Sprint Speciale (1964), Alfa Romeo Montreal (1971), Lamborghini Miura (1969);
  • Carrozzeria Zagato – Ferrari 166 Panoramica (1949);
  • Carrozzeria Touring Superleggera – Lamborghini 400 GT (1969);
  • Carrozzeria Pininfarina – Alfa Romeo Giulia Spider (1964), Ferrari Dino GT 246 (1974) e Ferrari Testarossa (1988);
  • Carrozzeria GFG Style – DeLorean (1982), Maserati Ghibli (1971).

Leia também: Linha 2020 do Cronos inclui versão esportiva HGT 1.8 AT6

Desenvolvimento

Há, na Casa Fiat de Cultura, um espaço dedicado ao desenvolvimento do design, que permite ao público participar de imersão nos processos de elaboração de carros, da pesquisa à criação de um novo modelo.

Como representante dessas experiências estão o Fiat Fastback, projetado no FCA Design Center Latam, que apresenta a essência do design italiano feito no Brasil; e o Fiat Toro, que também traz, em seu DNA, a singularidade do design italiano.

Casa Fiat de Cultura (9)
Fotos: Léo Lara/Studio Cerri

Colecionismo

Quem visitar o local poderá ver ícones da era do colecionismo, como miniaturas de um Fiat 24CV de 1906; uma Ferrari Auto Avio Construzioni 815 de 1940; uma Alfa Romeo Giulia Sprint GTA de 1965; e até uma Lamborghini Miura SV de 1971.

E tem mais: em um totem digital, o visitante poderá ver e ouvir trechos de “pegas” memoráveis da Fórmula 1. Interativo, o brinquedo mostra o duelos protagonizados por Alain Prost, Michael Schumacher, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Uma das áreas mais excitantes para quem curte velocidade é a sala de Ronco dos motores. A exposição permite ao visitante ter uma experiência sensorial incrível.

É possível sentir – bem alto – a beleza do ronco dos motores de modelos Ferrari 355, F40, F12 tdf, 360 Challenge Stradale, e F50. E ainda das Alfa Romeo 8C, 155 V6, 4C, Montreal V8 e Tipo 33 Stradale.

Leia também: Centro de Segurança FCA

Design Center

Na semana em que abriu sua exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura, a FCA inaugurou o novo Design Center (Centro de Design) no Polo Automotivo de Betim, atividade que a montadora já exerce de forma independente da matriz nesta unidade industrial há 17 anos.

O espaço, em uma área de 2.700 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, é resultado de investimentos de R$ 11,4 milhões.

Design center (5)
Design Center de Betim mantém intercâmbio com outros polos de
desenvolvimento da FCA (Foto: Pedro Brito/Studio Cerri)

Todos os produtos da FCA são desenvolvidos de forma colaborativa pelos times globais. Com uma equipe multidisciplinar, formada por designers, engenheiros, sociólogos, psicólogos, entre outros, o Design Center de Betim mantém intercâmbio com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia. Ou seja, os profissionais brasileiros participam de imersões nos estúdios da FCA no exterior e vice-versa.

Leia também: Fiat Cronos 2020

User Experience

O laboratório de User Experience (UX) é uma das atrações do centro. Ele possui simuladores, desenvolvidos para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos.

O equipamento cria um ambiente que busca representar de maneira realista condições variadas de direção. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de Inteligência Artificial.

UX Lab: atração do Design Center (Foto: Pedro Brito/Studio Cerri)

Realidade virtual

Outra ferramenta do UX Lab é o simulador em realidade virtual, para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas.

A ferramenta é mais utilizada na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos. Há ainda uma Sala Virtual, que tem como diferencial o projetor laser que custou à montadora US$ 1 milhão.

Mas também ele é capaz de projetar em excelente resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade.

Leia também: FCA turbina Fiat e Jeep

Área é destinada à construção de modelos em massa clay (Foto: Pedro Brito/Studio Cerri)

Showroom

O Design Center conta ainda com o Showroom, onde ocorrem as apresentações das várias fases dos projetos em desenvolvimento, até à aprovação final. A iluminação difusa valoriza a forma e cores dos modelos.

Também localizado no térreo, o Integrated possui 674 metros quadrados, divididos em dois ambientes. As áreas são destinadas à construção de modelos em massa clay, com integração das equipes de design e engenharia que participam do desenvolvimento de um determinado modelo.

Também são novíssimas as áreas de trabalho, onde os profissionais projetam, desenham, fazem protótipos, testam e validam os resultados.

O Design Center vai ganhar nos próximos anos um segundo prédio para abrigar equipamentos de usinagem, impressora 3D.

SERVIÇO
O que:  “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano”
Onde: Praça da Liberdade, 10 – Belo Horizonte
Quando: 13 de agosto a 3 de novembro de 2019
Funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Informações:www.casafiatdecultura.com.br / (31) 3289-8900

Acesse: www.aceleraai.com.br

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!