Falta de vacinas compromete campanha contra raiva em Minas; BH ainda tem estoque

Marcelo Camargo/Agência Brasil


A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o ser humano, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados. É de praxe que a maioria dos brasileiros levem seus bichinhos para serem vacinados contra a raiva uma vez ao ano, em setembro, de forma gratuita. Neste ano, no entanto, é possível que nem todos os municípios mineiros sejam contemplados pela campanha de vacina antirrábica.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que recebeu do Ministério da Saúde, em abril de 2019, 58% do quantitativo total de imunobiológicos destinados à realização da campanha de vacinação antirrábica animal nos municípios. No entanto, a entrega do restante, programada para o mês de julho, não foi realizada.

Em nota, o Ministério da Saúde esclareceu que “a pasta aguarda a entrega do laboratório fornecedor, que informou ter identificado problemas técnicos na produção da vacina. O Ministério da Saúde está empenhado em solucionar este atraso junto ao laboratório fornecedor da vacina, e ressalta que as doses serão enviadas aos estados assim que a produção for normalizada.”

A vacina antirrábica animal é um imunobiológico disponibilizado exclusivamente pelo Ministério da Saúde (MS) às Unidades Federadas, e as Secretarias Estaduais de Saúde são responsáveis pela distribuição aos municípios.

A SES-MG informou que o estoque foi alocado para a vacinação de regiões com histórico epidemiológico crítico de raiva canina e felina. Os municípios que receberam a vacina antirrábica animal (VARC) antes da situação de desabastecimento continuam normalmente com a campanha.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Brasil está próximo à eliminação da doença causada pelo vírus canino da Variante 2.

Quem não tem condições de levar os animais a clínicas particulares não precisa se desesperar: Belo Horizonte ainda conta com estoque da vacina para atendimento de rotina. Os animais podem ser levados para serem vacinados gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses localizado na rua Edna Quintel, 172, no bairro São Bernardo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira a nota do Ministério da Saúde na íntegra:

O Ministério da Saúde informa que não há desabastecimento da vacina antirrábica humana no país. A pasta distribui quatro produtos relacionados à raiva: a vacina antirrábica para animais, para vacinação de cães e gatos; e três produtos para humanos (vacina antirrábica humana, soro antirrábico e imunoglobulina antirrábica).

Neste ano, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 925 mil doses da vacina antirrábica humana aos estados, sendo 132 mil para o estado de São Paulo. Cabe esclarecer que a quantidade enviada atende à demanda solicitada pelos gestores locais, que são responsáveis por distribuir os produtos aos municípios. Mensalmente doses são enviadas para garantir o estoque.

Sobre a vacina canina (para cães e gatos), a pasta adquire doses da vacina antirrábica (VARC) em quantidade suficiente para atender a demanda mensal dos estados para a vacinação de bloqueio de foco, que ocorre quando um animal é diagnosticado com o vírus da raiva. Em 2019, foram enviadas mais de 9,8 milhões de doses para todo país, sendo 2,5 milhões para o estado de Minas Gerais.

Uma nova entrega da vacina antirrábica (VARC) está em andamento pelo Ministério da Saúde. A pasta aguarda a entrega do laboratório fornecedor, que informou ter identificado problemas técnicos na produção da vacina. O Ministério da Saúde está empenhado em solucionar este atraso junto ao laboratório fornecedor da vacina, e ressalta que as doses serão enviadas aos estados assim que a produção for normalizada.

Por fim, o Ministério da Saúde informa que o Brasil está próximo à eliminação da doença causada por vírus canino da Variante 2. A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados.

Saiba mais sobre a raiva.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!