Homem que gravava sons da natureza é morto por urso durante expedição

Duas das últimas imagens postadas nas redes sociais pelo músico francês (Facebook/@JulienGauthier/Reprodução)

Um músico francês, de 44 anos, que percorria o deserto canadense para gravar sons da natureza para um projeto musical, foi fatalmente atacado por um urso pardo que o surpreendeu durante o sono, no último dia 15.

De acordo com Camille Toscani, bióloga que acompanhava Julien Gauthier na expedição, o urso pardo atacou o francês durante a madrugada. Gauthier havia montado a barraca deles em uma área despovoada e selvagem, como ele mesmo descreveu em posto nas redes sociais.

O local escolhido fica perto da aldeia de Tulita, Noroeste do Canadá, numa região pouco habitada no entorno do Rio Mackenzie, o maior curso d’água canadense, com 1.738km de extensão.

“Gauthier se especializou em viagens para coletar sons da natureza e dos animais e era um sonho para ele fazer esse roteiro”, contou Camille ao jornal Le Parisien.

Em um post na sua conta no Facebook, escrito oito dias antes de sua morte, no último dia 7, o francês narrou a aventura como “intensa, cansativa e inspiradora”.

Seu último relato no Facebook foi no dia 7 deste mês, veja:

Na tradução livre do inglês, Gauthier relata as experiências dos primeiros dias: “Algumas fotos depois de cinco dias de canoa e camping selvagem (dos quais três sem ter cruzado alma que viva… tirando 4 ursos ? 😉 quantidade de aves em todos os gêneros, e um traço de lobo que apareceu durante a noite 20 metros abaixo da tenda!) esta noite é descanso bem merecido (depois de 1 dia de chuva incessante) em uma pequena aldeia de cerca de 1 HABITANTE, Jean-Marie River, e aqui há wifi ? as paisagens e a experiência são incríveis, o tempo passa do calor sufocante ao frio, breve é intenso, cansativo e inspirador! E já alguns sons muito marcantes registados 🙂 outras notícias da próxima vez que houver rede!”

Camille disse ao jornal que o animal surpreendeu Gauthier durante o sono, enquanto dormiam. O animal teria o agarrado pelo pescoço e pelos ombros e o arrastado para a floresta no meio da noite.

Camille Toscani emitiu, então, um sinal de socorro após ela conseguir localizar outro grupo de caminhantes, informou o jornal. O corpo do músico Julien Gauthier foi recuperado no dia seguinte.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!