Incêndio consome parte da APA Serra de São José, em Tiradentes

Incêndio na noite de segunda-feira consumiu cerca de 100 mil metros quadrados (CBMMG/Divulgação)

Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, foram acionados para apagar um incêndio de grandes proporções em parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra São José, nas imediações do município de Tiradentes, na noite de segunda-feira (19) à noite. O Corpo de Bombeiros de Minas divulgou a ocorrência na manhã desta quarta (21).

No local, os militares verificaram que as chamas atingiam não somente a vegetação rasteira, mas também árvores de copas com mais de 15 metros, bambuzais e, inclusive, trechos inacessíveis entre rochedos e pedras.

As equipes averiguaram que a linha de fogo alcançou quase mil metros.

Os fortes ventos e o calor intenso dificultaram os trabalhos. Em cerca de três horas, oito bombeiros, contando no final com apoio de cinco brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), conseguiram controlar o incêndio.

Após os trabalhos de rescaldo, os militares constataram que havia uma densa mata localizada à frente do ponto principal do incêndio e, caso fosse atingida, dificilmente os focos seriam contidos. Foi queimada uma área de cerca de 10 hectares (100 mil metros quadrados).

A APA

A área de preservação ambiental da Serra de São José compreende os municípios de Coronel Xavier Chaves, Prados, Santa Cruz de Minas, São João del Rei e Tiradentes. Está inserida na bacia hidrográfica do Rio Grande e está inserido no bioma da mata atlântica. Sua área total é de
4.758,00ha.

Com informações do CBMMG

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!