Novidade! Metrô de BH terá alertas de condições climáticas e desastres naturais

Henrique Coelho/BHAZ + Amanda Dias/BHAZ + Reprodução/Twitter

Os usuários do metrô de Belo Horizonte agora receberão alertas sobre riscos de chuvas e desastres naturais que possam afetar a mobilidade da capital. Os anúncios serão divulgados nos sistemas de som das plataformas, dentro dos vagões e nas telas acopladas nos metrôs.

A novidade foi viabilizada após uma parceria da Defesa Civil de BH e a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que administra o sistema metroviário da cidade. A expectativa é que mais de 200 mil passageiros por dia sejam alertados sobre chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra, entre outros fenômenos meteorológicos.

Segundo a CBTU, a parceria garante ainda a exibição de campanhas educativas nas TV’s do metrô e a capacitação de empregados de ambas as instituições, com a realização de treinamentos e simulados conjuntos.

Em reunião promovida para estabelecer a cooperação institucional, o diretor de Articulação e Mobilização da Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Roger Leite, destacou que o metrô opera como meio estruturador da mobilidade e a difusão da informação a esse público, em particular, pode ajudar a salvar milhares de vidas para pessoas que nunca imaginaram viver uma situação iminente de risco num viagem corriqueira.

“A Defesa Civil já está no Facebook, Telegram, Twitter e Instagram, mas quer expandir as possibilidades de difusão da informação. Nunca saberemos quantas vidas ajudaremos a salvar numa única tomada de decisão. A importância da medida está em nos prepararmos bem para os momentos de crise e em perceber a hora certa de tomar medidas protetivas!”, enfatiza. 

Já para o gerente de operações da CBTU-BH, Frank Coelho, o acordo entre as instituições visa garantir que elas trabalhem de forma integrada para proteger a população e evitar que os passageiros sejam pegos de surpresa com a possibilidade de fechamento de vias, ampliação de intervalos na operação ou interrupções pontuais na circulação de trens.

A atuação conjunta das instituições permitirá que o Centro de Controle Operacional e o Centro de Monitoramento da Segurança da CBTU-BH tenham acesso imediato à informação e que possam repassá-la às 19 estações, ampliando a comunicação ao usuário, com a veiculação gratuita de alertas da Defesa Civil através do sistema de som dos trens e estações, bem como a veiculação de campanhas públicas permanentes exibidas nos mais de 300 monitores instalados nos trens. O acordo também deve garantir a capacitação extensiva a empregados de ambas as instituições, com a realização de treinamentos e simulados conjuntos.

Quem quiser, também pode receber alertas de SMS da Defesa Civil. Para isso, basta enviar o número do CEP para o telefone 40199 e solicitar a adesão gratuita ao serviço.

Com informações da CBTU

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!