Maquiadora divide opiniões ao ‘protestar’ contra incêndios na Amazônia

Reprodução/Instagram

Uma maquiadora de 19 anos, natural do Rio Grande do Sul, virou assunto nas redes sociais, ao longo dos últimos dias, por conta de um protesto inusitado. A jovem maquiou o próprio corpo para fazer um alerta em relação às queimadas que atingem a Amazônia, além do desmatamento que atinge a floresta, e compartilhou um clique da arte na web. Foi o suficiente para que internautas de diferentes partes do país reagissem – nem todos positivamente.

+ Bolsonaro insinua que queimadas na Amazônia podem ser ações criminosas de ONGs

“O Brasil está em chamas. Luto por todos os animais que morreram queimados vivos”, escreveu Hosana de Lima na legenda da publicação no Facebook, nessa quarta-feira (21). Pouco mais de 24 horas depois, a postagem já alcançou 15 mil compartilhamentos, além de centenas de comentários. Entre as críticas, internautas apontam o fato de a jovem ter desenhado uma girafa em meio à paisagem em chamas, já que o animal não é encontrado na Amazônia. Outros, por sua vez, dizem que ela queria apenas chamar a atenção. A maquiadora, no entanto, diz que queria apenas se expressar.

Hosana conversou com o BHAZ nesta quinta-feira (22) e explicou ter feito o desenho no próprio corpo por também trabalhar com maquiagem artística. Ela diz que queria, de alguma forma, ajudar a espalhar a notícia de que a Amazônia, e os animais presentes na floresta, têm sofrido com queimadas.

“Eu não imaginava essa repercussão toda, se eu imaginasse talvez não faria de novo. Sei que tem bastante críticas, mas prefiro focar na parte boa e não me deixo abalar”, conta. “Eu fiquei muito triste quando via notícia dos animais e quis compartilhar para o meu público, de maquiadores, o que está acontecendo. A ideia era expressar o que eu estava sentido, fiz o que minha imaginação mandou sem pensar muito, sem um roteiro”, conta.

A respeita da repercussão da postagem, Hosana também disse ter enfrentado diversas emoções por conta da viralização da imagem. “No começo eu fiquei tranquila, mas depois me bateu um nervosismo. Muita gente compartilhando e me ligando, jornalistas de todo o Brasil. Hoje eu estou mais calma, vi que também tem muitas mensagens positivas, mais positivas do que negativas”, diz.

+ Anitta critica Bolsonaro, diz que agropecuária é um ‘câncer’ e não ter medo de matador de aluguel

Por fim, a jovem ainda conta não deseja o mal para as pessoas que têm feito piadas e compartilhado a imagem em tom jocoso. “Eu não desejo mal para essas pessoas, o importante é que estão compartilhando uma mensagem que precisa se espalhar. Elas também estão ajudando a falar a respeito do que está realmente acontecendo, então acaba tendo um lado bom. Eu prefiro focar nisso”, finaliza.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!