O mundo está de olho no desastre ambiental que vem destruindo a Floresta Amazônica com queimadas, colocando em risco o maior ecossistema do planeta. A calamidade sensibilizou diversas personalidades, incluindo as do esporte.
Atletas de renome entraram na campanha para defender a Amazônia com a hashtag #PrayForAmazonia, que tornou-se um dos assuntos mais comentados do mundo no Twitter.
Mas, três situações em especial chamaram a atenção do público. A adesão do coro para evitar que as queimadas destruam a Amazônia do jovem atacante francês Mbappé, de 20 anos, que joga no PSG, da França, e do multicampeão e melhor do mundo cinco vezes Cristiano Ronaldo.
Ambos usaram suas contas no Twitter para manifestar apoio à causa que é global e não apenas um problemas brasileiro, ou sul-americano. Outra celebridade do esporte, o piloto britânico Lewis Hamilton, também deixou sua mensagem de apoio ao descaso com a floresta. Mbappé foi mais direto e postou uma arte sobre o com a hashtag #prayfortheamazonia.
Com o mundo do esporte se engajando na causa, ao verificar o Twitter do brasileiro Neymar, o que se encontrou foi uma postagem de uma ação publicitária do jogador para uma marca de relógios.
O jornalista Sérgio Utsch, com passagens por Globo e SBT, republicou a imagem de Neymar com o comercial, ao lado da postagem de Mbappé, colega do brasileiro no PSG. Utsch fez questão de comentar a postura de ambos.
“Os dois principais jogadores do PSG tuitaram há pouco. Um fez propaganda de relógio. O outro falou sobre a Amazônia”, postou em seu Twitter.
Neymar recebeu uma enxurrada de críticas sobre a situação, mas ainda não se pronunciou. O craque brasileiro tem mantido bom relacionamento com o governo Bolsonaro, que inclusive, recebeu o seu pai, Neymar dos Santos, para uma conversa sobre dívidas tributárias que o atleta possui com a Receita Federal.