Bebê nasce com DIU preso ao cabelo e método contraceptivo é colocado em xeque

Reprodução/Facebook + Divulgação/Ministério da Saúde

Viraliza pelas redes sociais, ao longo das últimas horas, uma imagem chocante que tem dado o que falar entre internautas de todo o mundo. O clique repercute por mostrar um bebê com um Dispositivo Intra-Uterino (DIU) preso ao próprio cabelo logo depois de nascer. A foto viral foi publicada pela página Maternidade Saludable, nesse domingo (25), no Facebook, e já soma, em menos de 24 horas, mais de 100 mil compartilhamentos, além de milhares de comentários.

Uma norte-americana do Alabama foi a responsável por postar a imagem originalmente. Além de chamar a atenção pela curiosidade, a publicação que a acompanha também levantou discussões a respeito da eficácia do método contraceptivo. Ele é considerado 99% eficaz, mas existem casos em que mulheres engravidam fazendo o uso. Segundo a médica obstetra Thelma Figueiredo, presidente da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, nenhuma medida de contracepção é totalmente eficaz. Ela analisou a foto a pedido do BHAZ nesta segunda-feira (26).

O que é o DIU?

O DIU é uma pequena haste em formato de T colocado dentro do útero em procedimento realizado em consultório. Ele libera substâncias que tornam o ambiente desfavorável ao espermatozoide, impedindo a fecundação. As mulheres podem ficar um período prolongado com o dispositivo, que pode variar de 5 a 10 anos, mas nada impede que ele seja retirado a qualquer momento, se for da vontade da paciente, ou se ocorrer algum problema.

Para a obstetra e ginecologista Thelma Figueiredo, o fato de o bebê nascer com o DIU preso ao cabelo não passou de uma coincidência. Ela explica que o dispositivo visto na imagem é de cobre e que a presença dele não oferece risco algum para o bebê. “O DIU fica entre a bolsa gestacional e o útero, então pode ser que ele tenha saído junto do bebê quando ele nasceu. Não é comum isso ocorrer, já que exames de ultrassom são capazes de diagnosticar o dispositivo. Quando a gente tem o diagnostico de que a mulher engravidou fazendo o uso do DIU, a gente retira o dispositivo”, conta. “Geralmente, ele fica colado à parede uterina e não no bebê”, explica.

Ainda segundo Thelma, mulheres que engravidam fazendo o uso de DIU não correm maiores riscos caso o dispositivo seja retirado logo no começo da gestação. Caso contrário, o que pode ocorrer, é uma infecção. “A mulher que não tira o DIU tem uma chance maior de abortamento por conta de infecções que pode ser provocadas pelo fio utilizado para retirar o DIU da vagina”, diz. “A mulher não pode mais usar o mesmo DIU caso engravide com ele. Ele tem que ser retirado e 45 dias após o parto o método pode ser usado novamente. E vale ressaltar que nenhum método anticoncepcional é totalmente eficaz”, emenda.

Por fim, a médica pondera que o fato de mulheres engravidarem mesmo usando o DIU não é motivo para que deixem de utilizar o contraceptivo, que é considerado um dos mais eficazes e também está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Clique aqui para saber mais.

Outro caso

Em 2017, outro caso de um bebê que teria nascido com o um DIU nas mãos também virou assunto em todo o mundo. A imagem que mostra o bebê segurando o dispositivo deu o que falar e muita gente acreditou que ele tinha realmente nascido apertando o objeto. Mais tarde, no entanto, a mãe da criança revelou que o DIU foi colocado na mão do filho como brincadeira. Ela falou a respeito da “trolagem” ao site First Coast News.

Reprodução/Facebook

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!