Centro de saúde de BH tem atividades suspensas após suspeita de sarampo

Reprodução/StreetView + Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Centro de Saúde Tirol, na região do Barreiro, teve suas atividades suspensas nesta terça-feira (27), por conta de um paciente com suspeita de sarampo. O posto fechou as portas por volta das 11h para a adoção de medidas com o objetivo de diminuir os riscos de transmissão.

Em uma semana é a nona unidade de saúde que passa por este procedimento. Até o momento, dois casos de sarampo já foram confirmados na capital e 20 seguem em investigação.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, entre ontem e hoje, é a segunda vez que a unidade Tirol tem as atividades suspensa para prevenção ao contágio da doença. A ação de desinfecção dura em torno de três horas. Hoje, especificamente, a unidade não reabriu pois o paciente demorou a ser transferido de unidade.

Outros postos já passaram pelo mesmo procedimento desde o dia 21 deste mês. São eles:

  • 21/08: Upa Centro-Sul
  • 22/08: Centro de Saúde São Geraldo
  • 23/08: Centro de Saúde Lagoa
  • 24/08: Centro-Sul e UPA Leste
  • 26/08: Centros de saúde Califórnia, Tirol e Felicidade 2. A UPA Nordeste chegou a ter as atividades suspensas, mas o caso foi descartado.

Ampliação da vacina

Desde a última quinta (22), a vacinação contra o sarampo foi ampliada em BH para atender a recomendação do Ministério da Saúde. Todas as crianças entre seis e onze meses devem receber uma dose da tríplice viral. Além disso, qualquer pessoa de até 29 anos tem que ter tomado duas doses.

As vacinas estão disponíveis nos 152 centros de saúde espalhados pela capital mineira. Confira o mais próximo de você aqui.

Sintomas

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode deixar sequelas por toda a vida ou até mesmo ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Os principais sintomas da doença são:

  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Como prevenir?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Quem deve se vacinar?

  • Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

 Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

  • De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

Grávidas podem tomar vacina?

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Confira mais informações aqui.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!