Kalil exige que empresas de ônibus contratem 500 cobradores imediatamente

(Amissa Hissa/PBH+ Yuran Khan/BHAZ)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), determinou nesta terça-feira (27) que os representantes das empresas de ônibus contratem 500 cobradores imediatamente. A exigência de Kalil é que os cobradores sejam efetivos e não desviem de suas funções. O comunicado foi divulgado pela assessoria da Prefeitura de BH (PBH) após reunião com representantes do transporte coletivo.

No sábado (24), durante a inauguração das obras de revitalização do Campo Cigano, no bairro Lagoa, em Venda Nova, Kalil disse que o contrato de reajuste do valor das passagens só será autorizado caso haja presença efetiva de trocadores dentro do transporte público.

“Se não tiver trocador, não tem aumento. Se tiver, a gente cumpre o contrato. Prefeito não dá aumento para ninguém. Isso não é prerrogativa do prefeito. É um contrato que foi feito há anos e anos atrás”, disse no sábado.

Três dias depois, Kalil e os empresários parecem ter chegado a um acordo. Agora, 500 cobradores terão que ser contratados até o final de setembro. Foi acordado ainda que as listas dos contratados sejam enviadas semanalmente para acompanhamento e fiscalização da Comissão de Transporte da Câmara Municipal e da BHTrans.

A falta de cobradores nos ônibus de BH já gerou 5.098 multas aplicadas pela BHTrans entre janeiro e junho deste ano. Contudo, as autuações estão indo para a dívida ativa da capital por falta de pagamento das empresas.

Participaram da reunião o secretário municipal de Fazenda, Fuad Noman, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, o diretor-presidente da BHTrans, Célio Bouzada, o diretor de Transporte Público, Daniel Couto. Além disso, estiveram presentes os representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH): Joel Pasqualin, Robson Lessa, Renaldo Moura e Márcio Massaud.

Saúde

Nesta quarta-feira (28), Kalil vai se reunir com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), os deputados da Mesa Diretora da ALMG e líderes dos blocos parlamentares. Representado a prefeitura também estará o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado.

O objetivo do encontro na assembleia é apresentar os projetos prioritários da capital na área de saúde e, assim, conseguir recursos originários das emendas impositivas para as demandas mais urgentes da cidade.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!