Mascote de feira do amendoim viraliza e diverte internautas: ‘Cace** ninja’

Reprodução/Twitter

Se você mantém perfis nas redes sociais, e não deixa de dar aquela espiadinha, certamente se deparou com o Minduka em algum momento ao longo desta quarta-feira (28). O personagem foi criado para ser o mascote da Feira Nacional do Amendoim, em Jaboticabal (SP), mas acabou viralizando depois que imagens dele foram publicadas no WhatsApp. O motivo? Visto por trás, ele tem uma aparência fálica que lembra outra coisa – pelo menos para internautas mais saidinhos.

A estreia de Minduka ocorreu há pouco mais de dez dias durante a feira nacional do amendoim em Jaboticabal, cidade conhecida como capital da leguminosa em São Paulo. O evento reuniu produtores, empresas e entidades para discutir o setor. Mas foi mesmo o personagem quem roubou a cena. E, apesar da repercussão, ele será mantido para o próximo ano.

O BHAZ conversou com o presidente da comissão organizadora do evento nesta quarta-feira (28) a respeito dos comentários que envolvem Minduka. Sérgio Nakagi contou que, inicialmente, os organizadores ficaram assustados com a repercussão do personagem, mas que decidiram “transformar limões em uma limonada” e aproveitar a situação para dar visibilidade ao evento.

“Não tínhamos reparado antes que o Minduka pudesse ser visto de tal forma. Foi muito ao acaso, uma brincadeira de alguém que estava na feira e tirou a foto. A imagem foi publicada em diversos lugares e tomou uma repercussão fora do normal”, explica Sérgio.

O organizador ainda diz que a comissão fez três orçamentos e que os responsáveis optaram por produzi-lo com o que tinha o menor valor. “Quando vimos pela primeira vez, pensamos que pudesse parecer uma abobora, uma batata, principalmente de costas, mas em momento algum achamos que pudesse parecer isso que estão dizendo”, conta.

Sérgio também se diverte ao explicar que Minduka recebeu uma faixa para tentar tirar a impressão fálica, mas que acabou ficando um pouco pior. O mascote tem sido chamado até mesmo de “Caceta ninja”, por conta do acessório. “A arte era bem diferente do resultado final, mas decidimos usá-lo mesmo assim. A comissão discutiu se o Minduka continuaria no ano que vem e optamos por mantê-lo a princípio”, relata. “Decidimos reverter essa repercussão para algo positivo, fazer dos limões uma limonada”, diz.

Ainda segundo o organizador, a ideia é de que as pessoas se interessem pela Feira Nacional do Amendoim por conta de Minduka. Ele diz que a próxima edição do evento deve ocorrer em agosto do ano que vem, na semana do dia 13, mas que a data ainda precisa ser confirmada. “Quem sabe as pessoas não se interessam por conhecer o evento a partir do Minduka?”.

Para conferir outras informações da Feira Nacional do Amendoim, acesse o site do evento, ou o Facebook da iniciativa.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!