DE GRAÇA! Brumadinho terá festival gastronômico com o cantor Dudu Nobre, Érick Jacquin e mais

Latinex/Reprodução + Valéria Marques/Reprodução + Christian Gaul/Reprodução

A 11ª edição do Brumadinho Gourmet vem aí com uma incrível reunião de criações culinárias a preços populares, grandes shows, concursos culinários e participação de renomados chefs. O evento GRATUITO começa nesta sexta (6) e vai até domingo (8), em Casa Branca, no distrito de Brumadinho. Quem comparecer ao evento poderá desfrutar de mais de 20 pratos de excelência gastronômica a preços que cabem no bolso. Então partiu?

O município, localizado a 63 km da capital mineira, receberá a presença dos chefs Érick Jacquin, do MasterChef, e Ivo Faria. Os dois darão aulas-show para os presentes. Além disso, a festa contará com seis renomados restaurantes da região (Yakitori,Massa da Casa, Verdes Folhas, Alho Poró, Ticontrei e Rota V8) e com outros quatro de BH (Boi Vitório, Omilía, Chef Val Delícia).

Joana Moreira/Divulgação

O festival ainda promoverá concursos gastronômicos (Chef Brumadinho Gourmet e Cozinheira de Mão Cheia) e contará com uma ampla programação cultural, com diversos shows musicais como o do conhecido cantor Dudu Nobre, durante o sábado (7). O público também poderá desfrutar de criações harmonizadas com PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Veja abaixo as combinações:

  • Risoto de linguiça com queijo canastra, cogumelos, tomate assado e gremolata de azedinha;
  • Bolinho de Taioba com catupiry e queijo minas acompanhado de creme de milho e farofa de bacon;
  • Linguiça defumada com ragú de flor de Beldroega;
  • Banana chips com limão capeta e flor de capuchinha;
  • Boi na chapa com polenta frita e vinagrete de umbigo de banana
Divulgação/Brumadinho Gourmet

Entre os drinks exclusivos estará o coquetel de jasmim, cachaça com flor de sabugueiro, violeta e rosas, drink molecular, de ouro comestível, espaguete de caipirinha e caviar espumante. Não tem como ficar de fora!

Envolvimento da região e turismo

Reconhecido como um dos mais relevantes eventos de gastronomia de Minas Gerais, o Brumadinho Gourmet está há uma década promovendo ações que geram renda e oportunidades de empregos diretos na região, movimentando a economia local, reconhecendo e estimulando práticas culinárias tradicionais e inovadoras de restaurantes e produtores locais.

O evento tem como um de seus pilares agregar a mão de obra local (tanto de cozinheiros como de comércio) e divulgar toda a rede de turismo da região, que foi tragicamente afetada pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, localizada a 12km da praça de Casa Branca. 

Valorizar e fomentar a economia local é algo que se mostra essencial neste momento. “Um evento desse porte ajuda a trazer turistas para uma área que passou a ser renegada, faz com que as pessoas voltem a enxergar Brumadinho como uma cidade turística com potencial gastronômico, com potencial hoteleiro para ser visitada por famílias”, afirma o chef Gabriel Fonseca.

Na edição de 2018, o Brumadinho Gourmet contou com um público de 40 mil pessoas (segundo levantamento da Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais – SETUR), sendo 25 mil turistas, em sua maioria famílias vindas de cidades da Grande BH.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!