Segurança do paciente e vigilância em saúde: Anvisa tem cursos GRATUITOS e com certificado

Divulgação/Anvisa + Arquivo EBC

Se você se interessa pela área da saúde, não pode perder a dica a seguir: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta semana a abertura de novas vagas para dois cursos de capacitação gratuitos e que dão direito à certificado. As formações também oferecem certificação.

Segurança do paciente

O curso “Segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde” é oferecido na modalidade à distância. Ele tem carga horária de 100 horas e será disponibilizado pela Escola Virtual de Governo (EV.G) gratuitamente, com certificação pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O objetivo da iniciativa é ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e nos serviços de saúde sobre o tema segurança do paciente, aumentando a qualidade do cuidado na prestação desses serviços. Os demais interessados no tema também podem se inscrever por meio deste link. Antes, no entanto, é necessário realizar um cadastro prévio do candidato no portal da EV.G.

Vigilância em saúde

Já o Curso Introdutório de Avaliação em Saúde com Foco em Vigilância Sanitária será realizado do dia 16 de outubro a 11 de dezembro, na modalidade de ensino à distância. Há mil vagas disponíveis, destinadas principalmente aos profissionais da área de saúde que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Resultado de uma parceria da Anvisa com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), o treinamento tem como objetivo aprimorar as competências do corpo técnico e gerencial do SNVS, por meio da compreensão da conceituação de risco sanitário e sua aplicação. Visa também promover a reflexão sobre a necessidade de incorporar processos avaliativos da execução das ações de vigilância sanitária.

Esta é a primeira edição da capacitação, que faz parte do projeto “Institucionalização de práticas avaliativas: a gestão estratégica da vigilância sanitária baseada em evidências”. Com duração de 30 horas, o curso é gratuito e será certificado pela Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A plataforma de ensino pode ser acessada de qualquer computador.

Os interessados em participar podem fazer sua inscrição até 16 de setembro.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!