Bebê de 1 ano se afoga em sítio na Grande BH e reforça máxima atenção para temporada de calor

IMAGENS ILUSTATIVAS (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um bebê de 1 ano se afogou no fim da tarde deste domingo (8) em um sítio em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte. A criança foi salva graças a orientações passadas por telefone pelos bombeiros. A nova ocorrência de afogamento reforça a necessidade de máxima atenção para a temporada de calor.

+ Meninos pulam cerca para nadar e morrem afogados em BH; ‘1º domingo quente’ acumula ocorrências

Os militares foram acionados após a criança se afogar no bairro Pousada dos Mirantes. O supervisor do Teleatendimento do Centro de Operações dos Bombeiros (COBOM), subtenente Cícero, passou orientações pelo telefone, conhecidas como protocolo de reanimação.

“O bebê conseguiu ser reanimado e foi possível escutar seu choro pelo telefone (inclusive o choro de alívio de todos)”, informou a corporação, através de nota. A família, em seguida, deslocou-se com o bebê para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Igarapé, onde recebeu os primeiros atendimentos.

Em seguida, o helicóptero dos bombeiros, o Arcanjo, realizou o transporte aéreo da vítima para o hospital João XXIII, onde recebeu atendimento mais especializado.

Máxima atenção

O inverno nem acabou, mas as altas temperaturas nos fins de semana já começam a aparecer e, com elas, infelizmente, ocorrências de afogamento. No fim de semana passado, Minas foi palco de ao menos quatro afogamentos registrados em diversos cantos do Estado: Santa Luzia, na Grande BH; Nova Serrana, no Centro-Oeste; e Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro.

+ Empresário morre após sofrer acidente de jet ski com esposa e filha em Minas

“Considerando que não estamos em época de férias, e nem no fim do ano, quando é comum termos mais pessoas frequentando locais para banho e, portanto, o número de casos aumenta. Este fim de semana [fim de semana passado] fugiu da regra e, sim, é de se preocupar”, afirmou, à época, ao BHAZ o tenente Herman Ameno, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros.

Dicas

“As pessoas devem sempre andar em grupo e em locais com estrutura mínima para se banhar para que, em caso de emergência, tenha um socorro disponível. A maior parte dos acidentes, ocorrem em locais ermos, o que dificulta o atendimento das equipes dos bombeiros”, orienta Ameno.

Além disso, os bombeiros alertam que, para evitar que o período de descanso com a família e/ou amigos seja interrompido por uma tragédia ou por um acidente grave, é preciso seguir algumas dicas, extremamente simples:

  • Escolha um local seguro, dando preferência para lugares que tenham bombeiros militares ou guarda-vidas realizando a supervisão dos banhistas;
  • A água turva ou escurecida de lagoas e cachoeiras podem esconder riscos para os banhistas. Ao nadar em lagos, é preciso tomar cuidado com objetos que estejam submersos; em cachoeiras, o desnível de uma pedra para outra também pode ser um perigo;
  • Ao avistar uma pessoa se afogando, o mais correto é buscar ajuda de um serviço de emergência;
  • Caso a pessoa não tenha capacitação para realizar um salvamento, a orientação é que jamais o faça. No máximo ofereça um objeto flutuante para que a vítima possa se apoiar. Ao presenciar um afogamento, ligue, imediatamente, para o 193.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!