‘Aqui não se prende livro’: Secretário revela que Kalil ofereceu BH como sede da próxima Bienal

Reprodução/Facebook

O Secretário Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, revelou, por meio de seu perfil no Twitter, na noite desse sábado (7), que o prefeito Alexandre Kalil ofereceu Belo Horizonte como sede para a próxima Bienal do Livro. “Aqui não se prende livro nem se cultua a ignorância”, concluiu Juca em sua publicação.

A medida é uma reação à tentativa de censura à Bienal do Rio, por parte do prefeito daquela cidade, Marcelo Crivella. Na última quinta-feira (5), ele determinou o recolhimento de exemplares do romance “Vingadores, a cruzada das crianças”. O livro traz a ilustração de dois personagens do sexo masculino se beijando.

Após um intenso impasse judicial, que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), no início da tarde deste domingo(8) o presidente da Corte Suprema, ministro Dias Toffoli, derrubou a decisão do TJ-RJ que permitia o confisco de obras com temática LGBT que não estivessem lacradas.

Protestos

Gritos contra a censura, bandeiras com o símbolo do arco-íris e até um beijaço marcaram as manifestações. “Não vai ter censura” e “Fora Crivella”, foram alguns dos gritos ecoados pelo público que percorria entre os estandes.

A Constituição Federal também foi lembrada. Ainda abordando a censura foi destacado o artigo 5º que determina a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!