Calorão volta a BH e temperatura pode chegar aos 40ºC em Minas; umidade do ar preocupa

Isabel Baldoni/PBH + Henrique Coelho/BHAZ

Mais uma semana se inicia e, com ela, a volta do forte calor em Belo Horizonte, e em todo Estado de Minas Gerais. Os dias frescos darão lugar às altas temperaturas, que poderão chegar aos 40ºC. A qualidade do ar ficará prejudicada, com a umidade ficando abaixo dos 20%. Por conta disso, a Defesa Civil emitiu um alerta.

Em conversa com o BHAZ, o meteorologista Ruibran dos Reis explicou o motivo do calorão. “Estamos com massas de ar quente e seco atuando sobre Minas, mas principalmente na região metropolitana de Belo Horizonte. A partir de quarta-feira (11) a tendência é de maior elevação dos termômetros que poderão chegar aos 34ºC na capital”, disse.

Caso a previsão se confirme, o inverno em BH terá um novo recorde de alta temperatura. O atual foi registrado na última terça (3) quando os termômetros chegaram a registrar 33,6ºC.

“Com certeza o recorde será batido, pois a massa de ar que provoca o calor tem atuado no continente, entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste. A proximidade da primavera faz com que ela intensifique sua atuação, pois nesta época do ano não temos o registro de chuvas”.

Baixa umidade e madrugadas quentes

Com as altas temperaturas haverá a diminuição na umidade relativa do ar. Os índices devem ficar abaixo do recomendado pela OMS(Organização Mundial da Saúde): de até 60%. “Nesta segunda (9) deve ficar abaixo de 30% e a partir da quarta, ainda pior, na casa dos 20% [considerado estado de alerta pela OMS]”, ressaltou.

Belo Horizonte está em alerta devido aos baixos índices de umidade do ar até a sexta-feira (13). Entre as recomendações passadas pelo órgão, destaque para a importância de se hidratar e evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre às 10h e 17h.

Engana-se quem pensa que as temperaturas ficarão altas somente durante o dia. A previsão é de que as madrugadas sejam quentes, com os termômetros variando entre 21ºC e 22ºC.

“A população pode preparar para uma semana bem quente, até mesmo na parte da noite. Outro ponto que vale destacar é o céu cinzento no fim do dia, pois a poluição ficará retida na superfície e muito visível, é o que chamamos de inversão térmica”.

Minas 40ºC

Se em Belo Horizonte o calorão será alto, quem mora no Norte e Triângulo Mineiro pode se preparar. Por lá, a expectativa é de que o calor chegue aos 40ºC. “Nas cidades de São Francisco e São Romão a temperatura máxima varia de 39ºC a 40ºC”, disse.

O sol predominará nestas regiões e não há previsão de chuva.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!