Home NotíciasBHChampions LiGay: BH recebe, pela primeira vez, campeonato brasileiro de futebol LGBT

Champions LiGay: BH recebe, pela primeira vez, campeonato brasileiro de futebol LGBT

Belo Horizonte será sede, pela primeira vez, da Champions LiGay, o campeonato brasileiro de futebol LGBT, nos dias 15 e 16 de novembro. O evento, que está em sua 5ª edição, terá a participação de 28 times masculinos e 4 equipes femininas, reunindo mais de 600 atletas de diversos estados do país. O campeonato será na Arena Santa Cruz, com entrada gratuita.

O torneio será realizado pelo Bharbixas, time LGBT de BH que venceu a primeira edição da Ligay, em 2017. “A logomarca da Ligay BH representa a união entre os atletas e as equipes, que ninguém solta a mão de ninguém, e tem como inspiração a diversidade, formando o triângulo, símbolo da bandeira de Minas Gerais”, destaca Léo Machado, organizador da Ligay BH.

Leia mais: Jovem morre ao ser arremessada de Hilux em acidente na Grande BH

Ver essa foto no Instagram

Quem diz que gigante não existe, não o conhece. Essa grande casa, com um enorme coração e que mareja os olhos de quem nele tem a honra de pisar, hoje, faz aniversário. Dizem não existir magia, mas só quem por ele passou sabe a sensação indescritível que é poder celebrar a vida em seus mais variados momentos de diversidade. Diversidade esta que acolhe, semeia, multiplica e que tivemos a honra de presenciar e enaltecer junto a este GIGANTE de MINAS, do BRASIL e também do MUNDO. Parabéns @mineirao! E que venham muitos e muitos espetáculos da vida a serem celebrados neste espaço de AMOR! 💙💖⚽️💖💙 #Bharbixas #Mineirão #Mineirão53anos #LGBT #Diversidade #BDayMineirão #estadio #futebol #eventos #omineirãoénosso #bh #mg

Uma publicação compartilhada por Bharbixas Esporte Clube (@bharbixas) em

“Também é importante dizer que o Bharbixas, além de ter sido o primeiro campeão brasileiro, foi o primeiro time LGBT do mundo a jogar dentro de um estádio-sede da Copa do Mundo”, afirma, lembrando que o Bharbixas disputou uma partida no Mineirão em junho de 2018.

Vale lembrar que a entrada no campeonato é gratuita e serão aceitas doações voluntárias de alimentos e/ou roupas para que a organização doe o montante arrecadado posteriormente a ONG’s que lutam pelos direitos LGBTQ+.

Leia mais: Incêndio destrói carros em garagem e condomínio é evacuado em BH

O Bharbixas, que existe desde junho de 2017, ganhou a primeira edição do evento, em novembro daquele ano. Depois disso, conquistou o segundo lugar em novembro de 2018 e o terceiro no mês de abril deste ano.

Gustavo Mendes Moreira, presidente e lateral-direito do Bharbixas, espera movimentar Belo Horizonte. “Queremos trazer um grande turismo LGBT para cá. Estamos olhando uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para ver se conseguimos ampliar ainda mais o evento”, explica.

Segundo o presidente, a importância maior é para mostrar que o LGBT também pode praticar um esporte em alto nível. “Precisamos ainda, infelizmente, de um espaço só nosso, para praticar o esporte sem sofrer qualquer tipo de repressão. Fazendo um campeonato nacional temos uma visibilidade grande. Merecemos ter esse respeito, para enfrentar a luta contra LGBTfobia no esporte”, completa.

5ª edição da Champions Ligay

Quando? 15 e 16 de novembro, das 9h às 20h

Onde? Arena Santa Cruz (Rua do Contôrno, 504 – Maria Virgínia, Belo Horizonte)

Entrada? Gratuita, sendo aceito doações de alimentos não perecíveis e roupas em bom estado

Mais informações? @ligaybr | @bharbixas | Facebook

Vitor Fernandes

Vitor Fernandes

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva da UOL.

Comentários