Champions LiGay: BH recebe, pela primeira vez, campeonato brasileiro de futebol LGBT

Mineirão/Divulgação + Beescats/Reprodução + Bharbixas/Reprodução

Belo Horizonte será sede, pela primeira vez, da Champions LiGay, o campeonato brasileiro de futebol LGBT, nos dias 15 e 16 de novembro. O evento, que está em sua 5ª edição, terá a participação de 28 times masculinos e 4 equipes femininas, reunindo mais de 600 atletas de diversos estados do país. O campeonato será na Arena Santa Cruz, com entrada gratuita.

O torneio será realizado pelo Bharbixas, time LGBT de BH que venceu a primeira edição da Ligay, em 2017. “A logomarca da Ligay BH representa a união entre os atletas e as equipes, que ninguém solta a mão de ninguém, e tem como inspiração a diversidade, formando o triângulo, símbolo da bandeira de Minas Gerais”, destaca Léo Machado, organizador da Ligay BH.

Ver essa foto no Instagram

Quem diz que gigante não existe, não o conhece. Essa grande casa, com um enorme coração e que mareja os olhos de quem nele tem a honra de pisar, hoje, faz aniversário. Dizem não existir magia, mas só quem por ele passou sabe a sensação indescritível que é poder celebrar a vida em seus mais variados momentos de diversidade. Diversidade esta que acolhe, semeia, multiplica e que tivemos a honra de presenciar e enaltecer junto a este GIGANTE de MINAS, do BRASIL e também do MUNDO. Parabéns @mineirao! E que venham muitos e muitos espetáculos da vida a serem celebrados neste espaço de AMOR! ??⚽️?? #Bharbixas #Mineirão #Mineirão53anos #LGBT #Diversidade #BDayMineirão #estadio #futebol #eventos #omineirãoénosso #bh #mg

Uma publicação compartilhada por Bharbixas Esporte Clube (@bharbixas) em

“Também é importante dizer que o Bharbixas, além de ter sido o primeiro campeão brasileiro, foi o primeiro time LGBT do mundo a jogar dentro de um estádio-sede da Copa do Mundo”, afirma, lembrando que o Bharbixas disputou uma partida no Mineirão em junho de 2018.

Vale lembrar que a entrada no campeonato é gratuita e serão aceitas doações voluntárias de alimentos e/ou roupas para que a organização doe o montante arrecadado posteriormente a ONG’s que lutam pelos direitos LGBTQ+.

O Bharbixas, que existe desde junho de 2017, ganhou a primeira edição do evento, em novembro daquele ano. Depois disso, conquistou o segundo lugar em novembro de 2018 e o terceiro no mês de abril deste ano.

Gustavo Mendes Moreira, presidente e lateral-direito do Bharbixas, espera movimentar Belo Horizonte. “Queremos trazer um grande turismo LGBT para cá. Estamos olhando uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para ver se conseguimos ampliar ainda mais o evento”, explica.

Segundo o presidente, a importância maior é para mostrar que o LGBT também pode praticar um esporte em alto nível. “Precisamos ainda, infelizmente, de um espaço só nosso, para praticar o esporte sem sofrer qualquer tipo de repressão. Fazendo um campeonato nacional temos uma visibilidade grande. Merecemos ter esse respeito, para enfrentar a luta contra LGBTfobia no esporte”, completa.

5ª edição da Champions Ligay

Quando? 15 e 16 de novembro, das 9h às 20h

Onde? Arena Santa Cruz (Rua do Contôrno, 504 – Maria Virgínia, Belo Horizonte)

Entrada? Gratuita, sendo aceito doações de alimentos não perecíveis e roupas em bom estado

Mais informações? @ligaybr | @bharbixas | Facebook



Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!